Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Setembro 26, 2023

Manifestação nacional pelo fim do cruel abate de jumentos no Brasil

Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo
Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo
Jornalista, assessor do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo

Especialistas e ativistas pelo direito animal realizam uma grande manifestação nacional no domingo (30) pelo fim do cruel abate de jumentos no país. De acordo com os ativistas, milhares animais são mortos todos os anos para serem exportados à China.

Os chineses utilizam uma substância da pele dos jumentos para fabricar o eijao, que de acordo com especialistas não tem comprovação científica de que funcione para ao qual é destinado. Como diz Patricia Tatemoto, bióloga e representante da The Donkey Sanctuary na América Latina, “as evidências científicas não são robustas sobre a eficácia deste produto. Para que se tenha uma ideia, no mundo todo seriam necessárias 4.8 milhões de peles de jumentos por ano para abastecer esta demanda. Então é impraticável. Nós não temos esta quantidade de animais no mundo. E a produção regulamentada em fazendas é custo proibitiva, por isso a atividade ocorre de modo extrativista”.

Ou seja, argumentam os ativistas, os jumentos são capturados e mal tratados, ficando até sem alimentação e água porque para a fabricação do eijao não há exigência no que diz respeito ao bem-estar dos animais.

Estudiosos afirmam que o eijao é utilizado pela medicina tradicional chinesa há muito tempo, sem nenhuma comprovação de eficácia e os animais são sacrificados de maneira cruel apenas para o lucro questionável de alguns frigoríficos no Brasil. Fora o custo para a reputação do agronegócio brasileiro, uma vez que a atividade gera indefensável risco à saúde pública.

O eijao é utilizado para tratar diversos problemas de saúde, como menstruação irregular, anemia, insônia e até impotência sexual. Como se vê parece esses remédios milagrosos que curam tudo, mas na verdade não curam absolutamente nada. E os jumentos estão morrendo desnutridos com um tiro na cabeça (método de insensibilização utilizado nos abatedouros), seguido de exanguinação.

Outro argumento utilizado pelos ativistas é de que muitas famílias, principalmente no Nordeste, estão ficando sem o seus jumentos para serem utilizados no trabalho de sustento dessas famílias. Além do perigo de extinção da espécie. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011, existiam 974.688 animais no Brasil, a maioria no Nordeste. Esse número caiu para 376.874, em 2017. E de lá para cá, em média 6 mil animais foram abatidos por mês em abatedouros inspecionados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Acompanhe abaixo a programação da manifestação em todo o país e contribua com essa luta contra o abate de jumentos. O Brasil precisa seguir outros países e proibir essa prática cruel.

 

5ª MANIFESTACÃO NACIONAL PELO FIM DO ABATE DE JUMENTOS – 30/07/12

📍FLORIANÓPOLIS/SC
Praça Hercílio Luz – Centro (acesso pela Alameda Adolfo Konder, próximo ao Parque da Luz e ao acesso à Ponte Hercílio Luz), às 14h
@dxeflorianopolis

📍MACEIÓ/AL
Corredor Vera Arruda, das 9h às 12h
@pierre_escodro

📍RECIFE/PE
Centro Cultural Cais do Sertão – Armazen 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n, às 15h
@febemape

📍NATAL/RN
Parque das Dunas – Bosque dos Namorados
Av.  Alm. Alexandrino de Alencar, s/n – Tirol, às 15h
@valeriacalvalcante.oficial

📍SÃO PAULO/SP
Av. Paulista (em frente ao MASP) às 14h
@patricia.aguiar.9634

📍RIO DE JANEIRO/RJ
Orla de Copacabana (em frente ao Copacabana Palace) às 14h
@direitoanimal.educ

📍SALVADOR/BA
Farol da Barra, às 9:30h
@gislanebrandao.oficial

📍ARACAJU/SE
Parque da Sementeira, às 16h
@ideiavegana_oficial

📍SÃO LUÍS/MA
Av. Litorânea (em frente a Barraca do Henrique) às 15h
@ong_patas_em_acao

📍FORTALEZA/CE
Av. Beira Mar (em frente ao mercado de peixes), às 16h
@apa_fortaleza

📍PORTO ALEGRE/RS
Parque Farroupilha – Redenção (em frente ao expedicionário), às 10h
@principioanimal

📍RIO GRANDE/RS
Balneário Cassino na Av. Rio Grande (junto ao multipalco), às 14h
@xeniajfv

📍CURITIBA/PR
Praça Santos Andrade, centro, às 15h
@bomparacachorrogato

📍BELO HORIZONTE/MG
Av Afonso Pena, 1055, Centro – Feira Hippie (concentração em frente ao antigo Mercado das Flores), às 10h
@movimentomineirommda

📍BRASILIA/DF
Eixão, altura da 208 – Norte, às 12h
@yassvaz


Texto em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -