Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Dezembro 4, 2021

“Mater” da dupla Ana+Betânia inaugurada hoje em Lisboa

Um conjunto de esculturas que querem celebrar a vida e a morte, através da interpretação de mitos e rituais do imaginário judaico-cristão. Esta é a proposta de Ana Cruz Papoila e Maria de Betânia, duas artistas plásticas formadas pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, que apresentam esta quinta-feira, na Galeria Foco, em Lisboa, a partir das 19 horas, a sua terceira exposição conjunta.

Mater, mãe, é o sítio onde a matéria se gera eternamente. Não há lugar na terra para o eterno excepto em Mater. Aqui os mecanismos geradores da vida giram num movimento centrífugo perpétuo”, pode ler-se no convite das ceramistas que reúnem obras desenvolvidas em “estruturas disformes, surreais, mutantes, mas frondosas e delicadas”.

Traduzir e interpretar o universo feminino é uma constante na criação das autoras de “Mater”, que descrevem o seu trabalho como “puramente escultórico, muito assente em referências figurativas”. Assinalam que, a nível global, “a cerâmica começa a ganhar força e nobreza, associadas à arte contemporânea”, apesar de em Portugal ainda continuar a ser vista como “arte aplicada” no âmbito do design, da cerâmica de autor ou do artesanato.

“Entre Folhos” e “Femina” foram os outros dois trabalhos desenvolvidos pela dupla que iniciou o trajecto artístico comum há seis anos, e que já tem esculturas presentes em várias colecções privadas na Europa. Além de outras distinções, em 2014, as criadoras receberam o 1º Prémio na Bienal de Esplugues, Barcelona, com a peça “Em Nome do Pai”.

Após passagem por Montemor-o-Novo como artistas residentes nas Oficinas da Cerâmica e da Terra, fixaram-se nas Caldas da Rainha com ateliê individual. Em paralelo com as suas criações, Ana e Betânia, ambas com 34 anos, dinamizam oficinas de artes plásticas direccionadas para pacientes psiquiátricos em instituições de saúde mental comunitária.

“Mater” pode ser visitada até dia 20 de Abril, na Galeria Foco, rua da Alegria, em Lisboa, de terça-feira a sábado, entre as 11 e as 20 horas.

Para mais Informações : [email protected] // +351910867976
https://www.anabetania.com

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -