Luís Vilar, professor da Universidade Europeia e coordenador da área do Desporto da instituição, venceu o prémio de Melhor Artigo Científico de 2015, atribuído pelo “Journal of Sytems Science and Complexity”, graças a um trabalho académico intitulado “Ciências de Futebol Vencedor: Padrões Dinâmicos Emergentes nos Clubes de Futebol”.

O texto visa a crescente importância da análise quantitativa nos desportos de equipa e foi escrito em conjunto com Duarte Araújo, Keith Davids e Yaneer Bar-yam. O trabalho pretende facultar um primeiro passo para a compreensão da dinâmica de formação de padrões que emergem de comportamentos ofensivos e defensivos colectivos em desportos de equipa. Os autores sugerem um novo método de análise que tem como foco a estratégia de disposição das equipas de futebol e as tácticas utilizadas. O artigo, que analisa em profundidade um clube de futebol, valeu aos seus autores o prémio do Institute of Systems Science e apura como é que os jogadores e as estratégias das equipas originam relacionamentos bem e mal sucedidos entre colegas e adversários.
Luís Vilar, professor e coordenador pedagógico de Desporto na Universidade Europeia, é também investigador de performance e metodologia de treino de futebol no Centro Interdisciplinar de Performance Humana. O docente tem o doutoramento em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, pela School of Human Movement Studies da Austrália e o New England Complex System Institute dos EUA.