Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Julho 16, 2024

Ministro da Cultura quer obras de Miró em Serralves

João Soares, Ministro da Cultura, revelou desejar que as obras de Miró sejam expostas na Fundação de SerralvesJoão Soares, ministro da Cultura, revelou desejar que as obras do catalão Joan Miró, propriedade portuguesa desde a nacionalização do BPN (Banco Português de Negócios), sejam expostas na Fundação de Serralves, no Porto. O jornal Público revela que, a propósito de uma reunião entre o ministro da Cultura e Luís Braga da Cruz, presidente da Fundação, João Soares revelou ter contactado o ministério das Finanças para ser feita uma inventariação e avaliação das obras para que passem a pertencer ao acervo dos museus e serem expostas ao público. “Seria muito interessante, embora sem nenhuma espécie de data marcada, que para o ano, a primeira exposição pública deste acervo do Miró fosse em Serralve”, enfatizou.

Neste momento, 41 das 85 obras completam dez anos em Portugal, passando a ser classificadas sem a autorização dos seus proprietários, as sociedades criadas para abater a dívida do BPN. Recorde-se que o anterior Governo nunca ponderou expôr as obras em causa e tentou vendê-las num leilão da conhecida Christie’s, o que acabou por não acontecer após o Ministério Público levar o caso a tribunal.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Uma Aventura | Na Caixa

Mentores espirituais

Manuel de Azevedo

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -