Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Moçambique no coração

Recital de Poesia e Música de Maria do Céu Guerra | 21 e 28 Agosto, às 21H00 no Jardim de Santos

Queridos Amigos da Barraca

Como inicialmente anunciámos no lançamento deste projecto, depois da Poesia e da Música Espanhola e Brasileira terem servido de base aos recitais levado a cena pela Barraca no Jardim de Santos,e a que chamámos respectivamente Espanha no Coração e Brasil no Coração, chega a vez de Moçambique. São os países que A Barraca mais visitou, em que melhor foi recebida e que neste momento em plena pandemia, por uma razão ou por outra, se encontram em situações de perigo e de dor. Pensamos naqueles povos que conhecemos, por cujas terras itinerámos, a quem demos o melhor do nosso trabalho e o que temos para dar-lhes agora é, de longe, como se de um aceno de coragem se tratasse, oferecer ao nosso publico  a grandeza das suas palavras através da escrita dos seus poetas e da beleza e emoção das suas músicas.

Chegou portanto a vez de Moçambique Último recital desta série solidária.

Em 1981 A Barraca vai a Moçambique pela primeira vez. É apresentada ao Povo de Moçambique como um Grupo de Teatro Português, amigo de sempre, que como tal deve ser tratado. Membros da Barraca já conheciam ,de tempos difíceis para todos muitos elementos que o fim do colonialismo trouxe para a ribalta da sua história. Levamos na bagagem É menino ou Menina? de Gil Vicente e Preto no Branco de Dario Fo. Do Rovuma ao Maputo fizemos uma maratona de 42 espectáculos.

Orientamos oficinas em escolas e grupos a principiar actividade,colaboramos na criação de outros, como naquele importante grupo que veio a chamar-se Mutumbela GoGo que muitas vezes depois se apresentou no Cinearte e que continua a trabalhar ainda que com enormes dificuldades.

Criámos, com o Fausto Bordalo Dias que integrava a nossa companhia (porque a música que estava a trabalhar para Fernão Mentes ? não devia suspender ensaios, nem proximidade ) um grande espectáculo com textos Moçambicanos e Portugueses que apresentámos em várias cidades além de Maputo e Beira. De Sul a Norte ouvimos o hino dos Continuadores,comemos galinha que era o melhor que havia em todo o país.Lemos nos jornais o espelho do nosso rasto. Fomos muito felizes.

Em 1985 voltámos com Fernão Mentes? e Santa Joana dos Matadouros de Brecht.

Dez anos depois voltámos para a 1º edição da Cena Lusófona..Levámos connosco O Avarento,de Moliére,última dádiva de Raúl Solnado ao Teatro, Maria Parda e a peça de Helder Costa Parabéns a você. 

E agora em 2019 recebo de surpresa noticias do Festival de Maputo “AHoje é AHoje”. É um convite para ser Patrona do Festival. Não é possível contar a alegria que aquele convite e aquele inesperado carinho me deu.

Aqui vai este outro abraço da Barraca Toda de reconhecimento, amizade e sobressalto politico.

 

 

Não deixem de vir, tem música e convidados!!

 

Informações e reservas:

Moçambique no coração

Sextas feiras 21 e 28 de Agosto

 


Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 20%, em dois bilhetes para o espectáculo.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -