Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Janeiro 27, 2022

Moçambique: O inferno do gás

É uma denúncia da secção francesa da ONG “Amigos da Terra” sobre a “cumplicidade” francesa no caos instalado no norte de Moçambique.

As ONGs raramente (ou talvez nunca…) são os “cavaleiros brancos” que afirmam ser… É preciso muita ingenuidade (ou ignorância) para as considerar assim. No entanto, importa saber o que se passa na região norte daquele Estado Lusófono. Naquela região cruzam-se os planos terroristas dos islamistas e dos seus negócios de heroína, as ‘guerras’ das multinacionais da energia pelo controlo das maiores reservas de gás, as ambições chinesas pelo controlo de todos os recursos, etc. etc.

Enquanto o Estado moçambicano não tem Armada para controlar as suas costas e águas exclusivas e nem sequer capacidade para, em tempo útil, projectar uma simples companhia de tropas para a zona norte…

Sobre a questão “Terrorismo islamista e droga no Norte de Moçambique” ver a informação:

 

Au Mozambique, l’exploitation du gaz tourne au cauchemar

A l’abri des regards, les projets gaziers sèment le chaos au nord du Mozambique et la France en est directement complice.

De l’eldorado gazier au chaos

PDF: Quand la France pousse le Mozambique dans le piège du gaz

 


Exclusivo Tornado / IntelNomics


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -