Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

No Haiti, 40% das pessoas precisam de ajuda humanitária

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) estima que 40% dos cidadãos do Haiti precisarão de assistência em 2021, informa matéria divulgada nesta quarta-feira (17) no site oficial da ONU.

De acordo com a organização, em um país de 11,4 milhões de habitantes, mais de 4,4 milhões de pessoas podem sofrer insegurança alimentar este ano.

O número de pessoas com necessidades aumentou 79% em comparação com fevereiro de 2020, quando 2,6 milhões precisavam de ajuda.

Segundo a OCHA, uma série de choques sociopolíticos extremos que acontecem desde 2018 afetaram significativamente a fragilidade que já existia. Além da crise econômica e sociopolítica, a pandemia da COVID-19 e os efeitos de desastres naturais, como a tempestade tropical Laura que atingiu o país em agosto passado, contribuíram para o agravamento da situação.

A organização destacou ainda o aumento dos incidentes de segurança, incluindo sequestros e confrontos entre gangues armadas, que resultaram em mortes de civis, queima de casas e deslocamento da população.

A situação de 500 famílias deslocadas internamente que fugiram da violência de gangues em agosto de 2020 está se deteriorando devido a condições de vida inadequadas e falta de proteção.


Fonte: ONU  |    Texto original em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -