Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Março 19, 2024

O calor do oceano está em níveis recordes, com grandes consequências

Globalmente, foi o sexto ano mais quente já registrado para temperaturas de superfície. À medida que os oceanos aquecem, seu calor sobrecarrega os sistemas climáticos, criando tempestades e furacões mais poderosos e chuvas mais intensas.

por Kevin Trenberth, em The Conversation | Tradução de Cezar Xavier

O mundo testemunhou desastres climáticos e climáticos recordes em 2021, desde inundações repentinas destrutivas que varreram cidades montanhosas na Europa e sistemas de metrô inundados na China e nos EUA , até ondas de calor e incêndios florestais. O tufão Rai matou mais de 400 pessoas nas Filipinas; Furacão Ida causou danos estimados em US$ 74 bilhões nos EUA

Globalmente, foi o sexto ano mais quente já registrado para temperaturas de superfície, de acordo com dados divulgados pela NASA e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica em seu relatório anual sobre o clima global em 13 de janeiro de 2022. Mas sob a superfície, as temperaturas do oceano estabeleceram um novo calor recorde em 2021.

Como explica o cientista climático Kevin Trenberth, enquanto a temperatura na superfície da Terra é o que as pessoas experimentam no dia a dia, a temperatura na parte superior do oceano é um indicador melhor de como o excesso de calor está se acumulando no planeta.

The Conversation conversou com Trenberth, coautor de um estudo publicado em 11 de janeiro de 2022, por 23 pesquisadores de 14 institutos que acompanharam o aquecimento nos oceanos do mundo.

Furacão Ida causou danos de US$ 74 bilhões da Louisiana ao nordeste dos EUA em 2021. RAMMB/CIRA/Colorado State University

Sua pesquisa mais recente mostra que o calor do oceano está em níveis recordes. O que isso nos diz sobre o aquecimento global?

Os oceanos do mundo estão mais quentes do que nunca, e seu calor tem aumentado a cada década desde a década de 1960. Este aumento implacável é um indicador primário da mudança climática induzida pelo homem.

À medida que os oceanos aquecem, seu calor sobrecarrega os sistemas climáticos, criando tempestades e furacões mais poderosos e chuvas mais intensas. Isso ameaça a vida humana e os meios de subsistência, bem como a vida marinha.

Os oceanos absorvem cerca de 93% da energia extra retida pelos crescentes gases de efeito estufa das atividades humanas, principalmente da queima de combustíveis fósseis. Como a água retém mais calor do que a terra e os volumes envolvidos são imensos, os oceanos superiores são uma memória primária do aquecimento global. Eu explico isso com mais detalhes em meu novo livro “The Changing Flow of Energy Through the Climate System”.

Conteúdo de calor do oceano nos 2.000 metros superiores dos oceanos do mundo desde 1958, em relação à média de 1981-2010. As unidades são zettajoules. Lijing Cheng

Nosso estudo forneceu a primeira análise do aquecimento dos oceanos em 2021 e conseguimos atribuir o aquecimento às atividades humanas. O aquecimento global está vivo e bem, infelizmente.

A temperatura média global da superfície foi a quinta ou sexta mais quente já registrada em 2021 (o registro depende do conjunto de dados usado), em parte devido às condições de La Niña ao longo do ano, nas quais as condições frias no Pacífico tropical influenciam os padrões climáticos ao redor. o mundo.

Há muito mais variabilidade natural nas temperaturas do ar da superfície do que nas temperaturas do oceano por causa do El Niño/La Niña e eventos climáticos. Essa variabilidade natural no topo de um oceano em aquecimento cria pontos quentes, às vezes chamados de “ondas de calor marinhas”, que variam de ano para ano. Esses pontos quentes têm influências profundas na vida marinha, desde o minúsculo plâncton até os peixes, mamíferos marinhos e pássaros. Outros pontos quentes são responsáveis ​​por mais atividade na atmosfera, como furacões.

Embora as temperaturas da superfície sejam tanto uma consequência quanto uma causa, a principal fonte dos fenômenos que causam extremos está relacionada ao calor do oceano que energiza os sistemas climáticos.

Os cientistas estão preocupados com a estabilidade da geleira Thwaites da Antártida, que retém grandes quantidades de gelo terrestre. NASA

Descobrimos que todos os oceanos estão aquecendo, com as maiores quantidades de aquecimento no Oceano Atlântico e no Oceano Antártico ao redor da Antártida. Essa é uma preocupação para o gelo da Antártida – o calor no Oceano Antártico pode rastejar sob as plataformas de gelo da Antártida, afinando-as e resultando na separação de enormes icebergs. O aquecimento dos oceanos também é uma preocupação para o aumento do nível do mar.

De que maneira o calor extra oceânico afeta a temperatura do ar e a umidade na terra?

O aquecimento global aumenta a evaporação e a secagem em terra, além de elevar as temperaturas, aumentando o risco de ondas de calor e incêndios florestais. Vimos o impacto em 2021, especialmente no oeste da América do Norte, mas também em meio a ondas de calor na Rússia, Grécia, Itália e Turquia.

Os oceanos mais quentes também fornecem rios atmosféricos de umidade para áreas terrestres, aumentando o risco de inundações, como a costa oeste dos EUA vem experimentando.

2021 viu vários ciclones destrutivos, incluindo o furacão Ida nos EUA e o tufão Rai nas Filipinas. Como a temperatura do oceano afeta tempestades como essas?

Oceanos mais quentes fornecem umidade extra para a atmosfera. Essa umidade extra alimenta tempestades, especialmente furacões. O resultado pode ser chuvas prodigiosas, como os EUA viram em Ida, e inundações generalizadas, como ocorreram em muitos lugares no ano passado.

As tempestades também podem se tornar mais intensas, maiores e durar mais. Vários grandes eventos de inundação ocorreram na Austrália no ano passado e também na Nova Zelândia. Quedas de neve maiores também podem ocorrer no inverno, desde que as temperaturas permaneçam abaixo de zero, porque o ar mais quente retém mais umidade.

Um residente nas Filipinas olha para um veículo varrido pela água da enchente durante o tufão Ra

Se as emissões de gases de efeito estufa diminuíssem, o oceano esfriaria?

Nos oceanos, a água quente fica no topo das águas mais frias e densas. No entanto, os oceanos aquecem de cima para baixo e, consequentemente, o oceano está se tornando mais estratificado. Isso inibe a mistura entre as camadas que, de outra forma, permitem que o oceano aqueça a níveis mais profundos e absorva dióxido de carbono e oxigênio. Por isso, afeta toda a vida marinha.

Descobrimos que os 500 metros superiores do oceano estão claramente aquecendo desde 1980; as profundidades de 500-1.000 metros estão se aquecendo desde cerca de 1990; as profundidades de 1.000-1.500 metros desde 1998; e abaixo de 1.500 metros desde cerca de 2005.

A lenta penetração do calor para baixo significa que os oceanos continuarão a aquecer e o nível do mar continuará a subir mesmo após a estabilização dos gases de efeito estufa.

A última área a ser observada é a necessidade de expandir a capacidade dos cientistas de monitorar as mudanças nos oceanos. Uma maneira de fazer isso é através da matriz Argo – atualmente cerca de 3.900 flutuadores de perfil que enviam dados sobre temperatura e salinidade da superfície para cerca de 2.000 metros de profundidade, medidos à medida que sobem e depois afundam, em bacias oceânicas ao redor do planeta. mundo. Esses instrumentos robóticos, de mergulho e de deriva exigem reabastecimento constante e suas observações são inestimáveis.

Os flutuadores Argo monitoram as mudanças oceânicas em todo o mundo. Howard Freeland, 2018 , CC BY-ND

por Kevin Trenberth é distinto estudioso na NCAR; Faculdade Afiliada da Universidade de Auckland |  Texto em português do Brasil, com tradução de Cezar Xavier

Exclusivo Editorial PV / Tornado

The Conversation

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -