Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Maio 26, 2022

Tempestade Tropical “ANA” em Moçambique: comunidades em zonas seguras

A depressão Tropical que está a atingir a costa Moçambicana atingiu o estágio de Tempestade Tropical Moderada “ANA” e o seu epicentro encontra-se na província de Nampula, com ventos de 85 a 100 Km/h e rajadas até 130 Km/h.

No sector da educação e na zona afetada onde a Oikos está presente, verificam-se já 5 escolas e 12 salas de aula destruídas, com danos que afetam 1338 crianças. A Oikos tem trabalhado na construção de salas de aula para 15.000 alunos e neste momento os impactos nas novas escolas e obras ainda são incertos.

A Oikos está em coordenação local com o INGC – Instituto Nacional de Gestão de Calamidades e o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas.

Para já, o INGD tomou diversas medidas preventivas cada vez mais fundamentais para evitar riscos maiores: 

  • Sensibilização das comunidades para se reiterarem das zonas de risco para zonas seguras;
  • Disseminação de informação sobre medidas de precaução em tempo útil, através das Rádios Comunitárias e com recurso a plataforma digital Datawinners (sistema de alerta por SMS) com abrangência de um universo de cerca de 284.563 pessoas;
  • Pré-posicionamento de meios de busca e salvamento e bens alimentares e não alimentares em locais estratégicos;
  • Reforço em produtos alimentares e não alimentares incluindo de prevenção da COVID-19;
  • Mapeamento de locais seguros que sirvam abrigo temporário;
  • Sensibilização dos pescadores na retirada das embarcações e o restante Kit de Pescas das zonas costeiras e ao longo dos rios.

A ONG portuguesa Oikos está presente na região e preparada para apoiar a população. Atualmente, as suas equipas encontram-se envolvidas ainda no esforço de restituição dos meios de vida da população afetada pelos furacões IDAI e KENNETH.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -