Numa aparição pública, Snyder foi vaiado com insistência. “O governo falhou-vos”, declarou ele, e alguém da assistência disse: “você é que falhou”.
Obama recusou a ideia de que as crianças da cidade vão ficar afectadas em permanência devido à contaminação por chumbo. Disse não acreditar que alguém quisesse, deliberadamente, prejudicar os habitantes de Flint e acrescentou que “há um problema maior que temos de reconhecer: acho que uma parte do que contribuiu para esta crise foi uma atitude mais vasta e corrosiva na nossa política e em muitos níveis do nosso governo. Esta mentalidade acredita que menos Estado é melhor, não importa o quê”.
E sublinhou que tal atitude “é tão corrosiva para a nossa democracia como o material que contaminou a água com chumbo”.
Inteirou-se dos esforços locais para ultrapassar o problema e apelou ao uso de filtros pela população para a água do abastecimento público em Flint. Reconheceu ainda ser preciso substituir algumas das antigas canalizações.
Obama pressionou o Congresso para atribuir mais verbas de emergência para combater o problema e garantir o programa de infra-estrutura de abastecimento de água, que prevê gastar 100 milhões de dólares nas reparações do sistema de Flint bem como 50 milhões para necessidades de saúde da população.
Fonte: CNN