Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Maio 23, 2022

Obama visita área afectada e deixa mensagem optimista

Numa aparição pública, Snyder foi vaiado com insistência. “O governo falhou-vos”, declarou ele, e alguém da assistência disse: “você é que falhou”.

Obama recusou a ideia de que as crianças da cidade vão ficar afectadas em permanência devido à contaminação por chumbo. Disse não acreditar que alguém quisesse, deliberadamente, prejudicar os habitantes de Flint e acrescentou que “há um problema maior que temos de reconhecer: acho que uma parte do que contribuiu para esta crise foi uma atitude mais vasta e corrosiva na nossa política e em muitos níveis do nosso governo. Esta mentalidade acredita que menos Estado é melhor, não importa o quê”.

E sublinhou que tal atitude “é tão corrosiva para a nossa democracia como o material que contaminou a água com chumbo”.

Inteirou-se dos esforços locais para ultrapassar o problema e apelou ao uso de filtros pela população para a água do abastecimento público em Flint. Reconheceu ainda ser preciso substituir algumas das antigas canalizações.

Obama bebe água filtrada, em visita a Flint
Obama bebe água filtrada, na visita a Flint

Obama pressionou o Congresso para atribuir mais verbas de emergência para combater o problema e garantir o programa de infra-estrutura de abastecimento de água, que prevê gastar 100 milhões de dólares nas reparações do sistema de Flint bem como 50 milhões para necessidades de saúde da população.

Fonte: CNN

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -