Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Outubro 23, 2021

Os desportos mais populares em Portugal

A prática de desportos é uma peça fundamental da cultura portuguesa. E, este sentimento cultural, vai além do futebol, apesar dele ser o nº 1 entre as modalidades mais populares em Portugal. De acordo com pesquisas do Congresso do Desporto, até 2012 haviam mais de 400 000 praticantes de desportos federados no país. Isso sem contar aqueles que participam de competições organizadas sem federação. Já os dados de 2014 sugerem que os números estão em cerca de 546 mil, o que representa um aumento de 146 mil em apenas 2 anos.

Os desportos se popularizaram com uma maneira de unir competitividade e diversão. É por isso que muitas pessoas participam das competições amadoras, com o intuito de tirar um pequeno lucro. Já aqueles que não são tão adeptos a praticar desportos, mas querem apostar neles, estão sempre a buscar o “melhor site de apostas desportivas em Portugal” (que na verdade irá variar conforme a maneira de apostar do indivíduo).

Histórico de Portugal nas Olimpíadas

As Olimpíadas de Tóquio que estavam programadas para 2020 tiveram que ser adiadas para este ano. Portanto, explicar a história de Portugal nesta competição não é nada mais do que justo.

O Comité Olímpico de Portugal foi criado em 1909 e reconhecido pelo COI no mesmo ano. Assim, Portugal foi o 13º país a participar do Movimento Olímpico. Mas, a primeira participação do país luso foi somente nos Jogos Olímpicos em 1912, quando este foi sediado em Estocolmo. Desde então, esteve presente em todas as edições com ao menos um representante, por isso é a décima oitava nação mais assídua da atualidade.

A primeira medalha olímpica do país veio em 1924 quando a equipe equestre alcançou o terceiro lugar. E, até a última edição das Olimpíadas, em 2016, Portugal conseguiu conquistar 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 12 de bronze, a totalizar 14 medalhas. Um ponto interessante disso é que todas as medalhas foram conquistadas no atletismo, que também é responsável por outras 6.

Carlos Lopes, maratonista, foi o primeiro português a alcançar a medalha de ouro ao ganhar a disputa em Los Angeles, no ano de 1984. Depois dele, Rosa Mota, outra maratonista, agora em Seul 1988, conseguiu a vitória. As duas outras medalhas de ouro foram conquistas por Fernanda Ribeiro, nos 10.000 metros em Atlanta 1996 e Nélson Évora no Triplo Salto em Pequim 2008.

Em relação aos Jogos de Inverno, a primeira participação de Portugal foi em 1952, durante a edição de Oslo. Entretanto, somente após os Jogos de Calgary em 1988 é que o país passou a participar assiduamente das edições, sem comparecer em apenas duas. Até o momento, não possui medalhas olímpicas de Inverno.

Quais são os desportos mais populares segundo estatísticas?

De acordo com estudos realizados pela Pordata, que apurou 15 federações diferentes em relação aos dados de 1996, o futebol é o desporto mais popular, o que não é surpreendente. Segundo os resultados, estes são os 5 desportos mais populares atualmente:

Futebol

Gerido pela Federação Portuguesa de Futebol, o futebol é uma paixão nacional. E o amor por desporto vai além da participação de Cristiano Ronaldo e da seleção em torneios. Afinal, a equipa principal só conquistou seu primeiro  título internacional em 2016. As seleções sub-20, sub-19 e sub-17, entretanto, já haviam ganhado 2 títulos da Copa do Mundo, 3 títulos do Campeonato Europeu e 6 títulos do Campeonato UEFA, respectivamente.

A Liga portuguesa está dividida em Primeira Liga, Segunda Liga e Terceira Liga. Além disso, há outras competições como o Campeonato de Portugal e os Distritais. Há também a Taça Portugal, Supertaça e Taça da Liga. Ainda, ao total, 1/3 dos portugueses filiados a federação são praticantes de futebol, o que alcança cerca de 158 mil atletas amadores.

Andebol

Este é o segundo desporte mais popular em Portugal atualmente. Mas sua presença já pudesse ser vista desde 1929, quando chegou ao país. Ele representa uma das mais importantes equipas nesta próxima competição Olímpica. Atualmente os dados estimam que, assim como o futebol, ele também é equivalente a 1/3 dos atletas federados, com pouco menos de 158 mil afiliados.

No ramo profissional, Portugal chegou a organizar competições como o Campeonato Europeu de 1994 e Campeonato Mundial. Mas, até o momento, não teve muito sucesso ainda. Já as equipas que competem no Campeonato Placard Andebol1 são verdadeiras potencias. A maior delas é, no momento, o FC Porto, atual campeão e dono de 22 títulos da competição. Espera-se que ela consiga conquistar o campeonato Europeu nos próximos anos, feito que até agora só foi realizado pelo Sporting CP, campeão da Taça Challenge em 2010

Voleibol

Em terceiro lugar está o voleibol. Apesar de ter sido criado nos EUA, este desporto se popularizou rapidamente em Portugal após a introdução durante a primeira guerra. Porém, o primeiro torneio oficial só aconteceu em 1939. A Federação Portuguesa de Voleibol) atualmente separa as competições masculinas em:

  • Campeonato Nacional de Voleibol – 1ª Divisão
  • 2ª Divisão de Voleibol
  • 3ª Divisão de Voleibol
  • Taça de Portugal de Voleibol
  • Supertaça de Voleibol

A Campeonato Nacional de Voleibol – A2 foi extinta após a temporada de 2010/11, a se tornar um segundo escalão do sistema de voleibol português. Já as equipes femininas ainda contam com essa competição separada, de modo que a divisão é feita em:

  • Campeonato Nacional Feminino de Voleibol – A1
  • Campeonato Nacional Feminino de Voleibol – A2
  • 2a Divisão Feminina de Voleibol
  • Taça de Portugal Feminina de Voleibol

O voleibol de praia também está a se popularizar bastante, graças a visibilidade das equipas portuguesas em campeonatos nacionais e internacionais

Basquetebol

O basquetebol é um desporto em ascensão em todo o mundo. Portanto, não é surpresa que ele ocupe a posição de 4º colocado entre os mais populares em Portugal. A Federação Portuguesa de Basquetebol foi fundada em 1927, tendo o primeiro jogo oficial feminino sido realizado entre as alunas da Escola Industrial de Machado de Castro e uma equipa de estudantes madrilenas na década de 30.

Atualmente a Liga Portuguesa de Basquetebol, mais conhecida como LPB Placard, é a principal divisão do desporto no país. Mas, durante 1964 a 74, os campeões nacionais foram determinados através do Campeonato Metropolitano de Basquetebol, em que equipes de colónias portuguesas de Moçambique e Angola também podiam participar. É importante lembrar que a edição de 1964 não aconteceu por causa do protesto da equipa moçambicana Sporting de Lourenço Marques.

Natação

A “lanterninha” do top 5 desportos mais populares em Portugal é a Natação. Ela conta com apenas 21 mil afiliados em federação. Entretanto, este desporto possui uma verdadeira gama de opções diferentes, entre elas:

  • Natação Pura,
  • Natação Adaptada,
  • Pólo Aquático,
  • Saltos,
  • Natação Sincronizada,
  • Águas Abertas,
  • Masters e
  • Mergulho Aquático.

Com o bom desempenho da equipa portuguesa em competições, o interesse nela tem aumentado consideravelmente. Mas, o desporto já está presente de forma oficial no país desde 1906 quando o Real Ginásio Clube Português criou o “Campeonato de Portugal de Natação”. Já a fundação da Federação Portuguesa de Natação (Amador) se deu em 1926, após os conflitos entre vários clubes e a Liga Portuguesa dos Clubes de Natação. Somente em 1930 é que a FPN, como conhecemos hoje, surgiu com o acordo entre as duas entidades.

Membro honorário: Hóquei em patins

Por incrível que pareça, o hóquei em patins é um dos desportos que sempre esteve entre os mais populares em Portugal. A própria selecção Portuguesa de Hóquei em Patins masculina já foi campeã por 15 vezes do Campeonato do Mundo de Seniores. Além disso, ganhou 21 vezes o Campeonato da Europa de Seniores.

Essa boa performance faz com que o desporto atraia muitos atletas, profissionais e amadores, para a federação. Segundo estimativas, há mais de 250 clubes e 10 000 praticantes  da modalidade no país. Portanto, ele definitivamente merece a menção honrosa.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -