Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Junho 14, 2024

Uma exposição para reflectir a mulher como sujeito político

“Outros Portos – Outros Olhares”, com curadoria de Clara Brito & Gu Zhenqing, é a nova exposição organizada pela Saco Azul & pelo Maus Hábitos. Patente  ao público de 9 de Julho até 30 de Agosto.

A partir do dia 9 de Julho a Sala de Exposições do Maus Hábitos recebe uma selecção de obras fotográficas de cinco artistas oriundas de Macau e China, no âmbito do ciclo de programação do biénio 2020-21. A exposição, “Outros Portos – Outros Olhares”, com curadoria da portuguesa residente em Macau, Clara Brito e Gu Zhenging, nascido em Shanghai, congrega 25 obras de cinco artistas, mulheres e pretende encenar uma narrativa visual em torno do debate sobre o lugar da mulher como sujeito político e, de uma forma mais geral, na gramática dos feminismos contemporâneos.

Juntas não só na ligação ao Oriente, mas na forma como abordam o seu trabalho artístico, as artistas escolhidas, Xing Danwen, Margarida Gouveia, Mina Ao, Peng Yun e O Zhang, convergem numa procura do estabelecimento de pontes de conexão com as suas visões femininas, através do conhecimento, documentação e questionamento.

Por um lado, o questionamento dos essencialismos fixistas em volta do sujeito mulher e das visões, política e culturalmente, hegemónicas das sociedades onde se enquadram, onde se inscrevem os trabalhos das artistas Xing Danwen e Mina Ao, num olhar e ao qual se junta o trabalho de Margarida Gouveia, num olhar sincero sobre a forma como sente e reflecte territórios de violência simbólica ou material, e o trabalho de Peng Yun, através da exploração da curiosidade face ao género e ao corpo feminino num exercício de prazer e descoberta.

Por outro lado, o questionamento da emergência de poder de uma cultura quando liderada pela integração feminina, como é o caso particular dos trabalhos seleccionados de O Zhang, que documentam o reflexo do alargamento da lei de adopção chinesa que levou famílias americanas a adoptarem mais de 55.000 crianças chinesas, na sua maioria raparigas, procurando reflectir sobre as relações de troca cultural entre estas jovens raparigas, futuras mulheres, as suas famílias ocidentais e o seu país de acolhimento.

 

 

 

 

 

“Outros Portos – Outros Olhares”

Estará em exibição:

  • entre 9 de Julho e 30 de Agosto;
  • na Sala de Exposições do Maus Hábitos;
  • com horário de visita das 12h às 23h de terça à sábado e das 12h às 16h ao domingo.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -