Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Janeiro 18, 2022

“O Palco e a Cidade” – cem anos de teatro no Porto

José M. Bastos
Crítico de cinema

Organizada pela Câmara Municipal do Porto e com curadoria de Gonçalo Vilas Boas esta é uma mostra que pode dar a ideia, a quem a visitar, do que foi a vida teatral da cidade entre os anos de 1850-1950.

Desde um tempo em que era o grande (e único) espectáculo público até uma época em que o seu espaço começou a ser disputado pelo cinema, o teatro teve no Porto, durante várias décadas uma projecção que hoje nos deixa surpreendidos.

A exposição “O Palco e a Cidade”, longe de ser um levantamento exaustivo de cem anos da vida teatral portuense permite, no entanto, conhecer as inúmeras salas que existiram na cidade – através de plantas, maquetas e fotografias, muitos dos actores que pisaram os seus palcos, autores (dramaturgos e compositores) e encenadores das obras representadas e muitos objectos ligados à fruição do espectáculo teatral.

Da comédia ao drama, da ópera e opereta ao vaudeville e à zarzuela, os diferentes géneros das artes de palco estão profusamente documentados nesta exposição que aqui recomendamos vivamente.

O teatro de revista, que conheceu no Porto uma pujança muito particular, com autores portuenses que tiveram enorme popularidade – Arnaldo Leite, Luís Antero de Carvalho Barbosa e Heitor Campos Monteiro – não poderia ser ignorada numa mostra que também dedica parte do seu espaço aos figurinos, cenários e cartazes, com particular relevo para o artista plástico António Cruz Caldas.

“O Palco e a Cidade” é um belo exercício de registo e de memória, mas também um estímulo para todos os que nos dias de hoje se dedicam à prática do teatro e também para os que participam no espectáculo como espectadores.
A não perder!…

Informação adicional

Casa do Infante – Museu
Rua da Alfândega, 10, 4050-029 Porto
Tel.:(+351) 222 060 400 (Geral)
Horário de funcionamento
3.ª feira a Domingo das 10h00 às 13h00 (última admissão às 12h30) e das 14h00 às 17h30 (última admissão às 17h00)
encerra à 2.ª feira e Feriados
Sala de Exposições
2.ª feira a Domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Gratuito aos fins-de-semana.
Entrada nos dias úteis:
2,20€ por pessoa
Portadores de Cartão Jovem beneficiam da redução de 50%
Entrada gratuita para crianças até 14 anos, alunos e professores de qualquer grau de ensino | Adultos com mais de 65 anos | Sócios do ICOM, da APOM | Portadores do Passe Caloiro e Passe Porto.
Acesso para cidadãos com mobilidade condicionada

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

In fraudem legis

Crise avança com Bolsonaro

Clube Bilderberg

Titãs cantam: “Comida”

- Publicidade -