Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Abril 22, 2024

Papa elege novo porta-voz

Pela primeira vez, uma mulher assume funções na Sala de Imprensa do Vaticano.

O Papa Francisco escolheu a jornalista espanhola Paloma García Ovejero, para assumir as funções de vice-directora da Sala de Imprensa do Vaticano, lugar que era desempenhado, até agora, por Greg Burke que ascende, a partir do próximo dia 1 de Agosto, a porta-voz principal em substituição do padre Federico Lombardi.

porta-voz-vaticano
Papa Francisco cumprimenta Paloma García Ovejero e Greg Burke

“O que mais me comoveu foi que o Papa me disse: Pensei muito . Isto comprova ainda mais a importância do cargo”, comentou.

Paloma García Ovejero, tem 40 anos e nasceu em Madrid. Formou-se em jornalismo em 1998 pela Universidade Complutense e fez um mestrado em Gestão de Estratégias de Comunicação.

Greg Burke, natural de Saint Louis e membro de uma família tradicional católica praticante, frequentou uma escola jesuíta e formou-se em 1983 em Literatura Comparada na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Trabalhou na United Press International, de Chicago, na agência de notícias Reuters e na revista Metropolitan, antes de ser enviado para Roma como correspondente do National Catholic Register. Em 1990, Burke começou a colaborar com a revista Time e, quase uma década depois, assumiu o cargo de correspondente da Fox News na capital italiana. Em 2012, foi convidado para formar uma equipa na Secretaria de Estado do Vaticano como consultor de comunicação. Desde 21 de Dezembro de 2015, era vice-director da Sala de Imprensa. Burke fala inglês, italiano, espanhol e francês.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -