Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Para perceber Putin

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

Em vésperas da cimeira Trump-Putin, é importante perceber Putin, o seu tabuleiro de jogo e os seus objectivos. Para isso, vale a pena (re)ler o que se publicava, em Setembro passado:

Para perceber Putin ler Vladislav Surkov

Os “especialistas” ocidentais, salvo raras excepções, não têm sabido compreender o presidente Putin. Têm-no “lido” através de uma grelha de leitura demasiado “ocidental”, uma grelha de leitura cujo etnocentrismo inviabiliza qualquer leitura profícua. John Robb e George Friedman e, em português, o Inteligência Económica são alguns dos escassos casos de tentativa de leitura objectiva e desapaixonada do “software” putinista. Agora, neste Verão 2017, Chris Arkenberg passou a fazer-lhes companhia.

O Inteligência Económica escrevia, há mais de 3 anos, a 09 Maio 2014, a propósito da  estratégia de confronto de Putin na Ucrânia, “a guerra de Putin é “não-linear” e é “económica”… Guerra Económica no seu fundamento e Guerra Não-Linear nos métodos e nas formas que assume o seu desenvolvimento. Para perceber a estratégia de Putin na Ucrânia, sua essência, seus modos e seus tempos, há que ler o conselheiro presidencial Vladislav Surkov e, especialmente, o seu livro de “ficção científica”… Aí se descreve um certo tipo de guerra “não-linear”, suas formas e lógicas e também o que move os seus protagonistas. A “ficção científica” de Surkov (que além de escrever é também um dos homens mais poderosos da política russa da última década e um velho e muito chegado colaborador de Putin) ilumina fabulosamente o lado obscuro da acção russa na Ucrânia.

“Talvez por também ser especialista de guerras não-lineares (vidé Brave New War), o nosso amigo John Robb ao olhar para a Ucrânia viu duas coisas: “Putin is using open source warfare” e “In the 21st Century, warfare isn’t politics by other means. Warfare is business by other means”.

E o I.E. concluía, então: “Berlim não sabe no que se meteu e Putine vai explorar o erro europeu na Ucrânia para desestabilizar e alterar toda uma ordem nascida depois da implosão soviética e que é (era) desvantajosa para a Rússia” ….

Para Perceber Putin Ler Vladislav Surkov

 


Exclusivo Tornado / IntelNomics

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -