Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 27, 2021

Festa do Avante em espaço maior e melhor

Saudacao aos participantes na Jornada de Trabalho da 40 Festa do Avante_3

 

“Foi a contribuição de militantes e amigos do partido, de muitos democratas e amigos da festa”, disse Jerónimo de Sousa, numa acção junto dos muitos militantes, membros da JCP, amigos e voluntários, que preparam o espaço que acolherá a 40ª Festa do Avante, a 2, 3 e 4 de Setembro.

O dirigente comunista fez questão de sublinhar que estas contribuições dos militantes e amigos do partido “têm a garantia da regra de ouro” e do carácter dos comunistas. “Tais contribuições não são para beneficiar nem militantes, nem eleitos, nem dirigentes”.

Todo este património é construído, “no respeito pelo princípio ético que conquistamos na política, não para nos servirmos a nós próprios, mas para servir os trabalhadores e o povo português”, realçou o dirigente do PCP.

“Assim se vê, a força do PC!” e “é jota é cê, é JCP!”, foram os gritos de várias centenas de voluntários, militantes comunistas, membros da Juventude Comunista, amigos e simpatizantes que interromperam várias vezes o discurso de Jerónimo de Sousa.

“Este ano comemoramos o 40.º aniversário da Festa do Avante! Uma Festa maior e melhor, com a aquisição da Quinta do Cabo”, recordou o líder dos comunistas portugueses.

Jerónimo de Sousa acrescentou ainda que essa aquisição resultou de uma “audaciosa campanha de fundos, num tempo em que os trabalhadores e o povo eram fustigados nos seus salários, nos seus rendimentos e nos seus direitos”.

No novo terreno da Festa do Avante, na Quinta do Cabo, foram colocados de raiz todas as infraestruturas de energia, iluminação pública, de água, de esgotos e de comunicações.

“Construímos novos arruamentos, colocando lancis a pulso, plantámos novas árvores, preparamos o espaço para a colocação das organizações e espaços centrais, construímos o novo espaço criança. De ano para ano teremos uma Festa melhor”, fez ainda questão de sublinhar o Secretário-geral do PCP.

Jerónimo de Sousa saudou e agradeceu a todos os que participam nos trabalhos da Festa do Avante, em especial aos “construtores e aos que organizam, arquitectam, projectam e divulgam” a “maior festa da juventude” em Portugal.

A Festa do Avante é o maior evento politico-cultural que acontece em Portugal, foi realizada pela primeira vez em 1976, na antiga FIL, na sequência do 25 de Abril de 1974.

Desde 1976, a Festa passou por 5 locais distintos: entre 1977 e 1978, foi realizada no Jamor entre 1979 e 1986 ficou no Alto da Ajuda, em Monsanto.

Entre 1988 e 1989 foi realizada em Loures, a partir de 1990, com a Quinta da Atalaia,  já comprada, passou a ser no Seixal. Com a aquisição da Quinta do Cabo, contígua à Quinta da Atalaia, com uma área de sete hectares, que vem acrescentar, este ano, um terço ao terreno até agora disponível para a Festa do Avante.

Notícia relacionada:

“Mais espaço, mais festa” nos 40 anos de Festa

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -