• Início
  • Política
  • Opinião
  • Internacional
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura

pub

Diário Alternativo

Director João de Sousa

Diário Alternativo | Director João de Sousa

  • Política
    • Opinião
      • Cartas dos Leitores
    • Crónica
    • Discurso Directo
  • Internacional
    • Geopolítica
    • Direitos Humanos
    • Europa
    • Lusofonia
  • Economia
    • Análise
    • Energias
    • Empresas
    • Media
    • Crítica TV
  • Sociedade
    • Ambiente
    • Ciência
    • Educação
    • Saúde
    • Religião
    • Justiça
    • Regiões
    • Tecnologia
      • Jogos
    • Estilos
      • Humor
      • Visual
      • Viagens
      • Motores
  • Cultura
    • Agenda Cultural
    • Grandes Pensadores
    • Artes
    • Cinema
    • Música
    • Livros
    • Ensaio
    • Contos
    • Poesia
    • Palavras Soltas
  • Especiais
    • Lei de Bases da Saúde
    • Empreendedorismo
    • Eutanásia
    • 200 anos Karl Marx
HomeCulturaEnsaioPedro Chorão, O Princípio da Paisagem

Pedro Chorão, O Princípio da Paisagem

Ciclo de pinturas de 2020, na Galeria Monumental.

  • 20 Dezembro, 2020
  • Yvette Centeno
  • Posted in Ensaio
  • 5

pub

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

O título que deu ao primeiro quadro é o título que se aplica ao todo do ciclo apresentado e que terminou a 13 de Dezembro de 2020, pintado pelas horas dos dias e das noites, ao longo destes últimos meses, já de Pandemia.

A Pandemia fez com que fossem autorizadas poucas pessoas de cada vez na exposição. Mas talvez por isso o enorme banho de azul que nos envolvia à entrada nos tivesse ajudado a ficar, permanecer um pouco mais tempo, naquele deslumbramento inesperado de cor. Diria melhor de cores, porque havia cores interrompendo o azul, cores mais negras, mais brancas, mais cinzentas, pedras à beira-mar, águas que se fundiam com o céu, nuvens que espreitavam numa interrupção de tanta unidade e perfeição. A perfeição é um excesso, sabemos que não existe, procura-se e nisso reside o que Pedro define como “pintar para mim é trabalho”. É o trabalho da busca e da insatisfação, uma pincelada que fecha uma ideia, outra que volta a abrir, um risco que separa dois mundos, duas paisagens que se contrariam para melhor se completarem no todo que afinal será o quadro acabado, fechando o ciclo.

Um tema tão complexo como este, da Interrogação sobre o que é, como surge, o Princípio, da Paisagem, aqui, mas que poderia ser do verso do poema, ou do pensamento do filósofo, ( o que é Pensar, como se interrogou Heidegger) obrigava a que a obra se organizasse num ciclo. Num só quadro não se esgotaria uma problemática tão complexa e tão vasta. O começo foi talvez o arranque inspirado, mas contendo já muita matéria de desenvolvimento e trabalho. O tal trabalho de que fala o artista.

Na edição que Luís Porfírio preparou sobre a obra de Pedro Chorão, O Que Diz A Pintura, podemos acompanhar os momentos mais importantes  da sua vida, da sua aprendizagem da pintura em Belas Artes, e da necessidade de ter profissão para ganhar a vida (ser artista não era, como ainda não é profissão) e poder pintar, no seu silêncio à margem de eventos promocionais que não apreciava. Resguardava-se, e era nesse silêncio que procurava o seu verdadeiro trabalho de pintar.

Nas obras dos anos setenta e já em Paris, convivendo com o gosto da busca, da invenção, da experimentação livre dos surrealistas, ia formando a sua própria concepção do que era pintar, e do que a pintura, dos outros que conheceu e com quem conviveu, e da sua própria, poderia dizer.

Para ele, como se adivinha ainda hoje, neste ciclo de 2020, não fazem falta muitas palavras, elocubrações que não aclaram, confundem, e são tão características da crítica em Portugal.

O que a pintura diz está nela, no quadro pintado.

Como Bernardim Ribeiro dizia da Menina e Moça: o livro há-de ser o que nele vai dito.

Ora Pedro Chorão, é também na pintura que está a pintar ou que já terminou, que disse o que tinha a dizer, e ali vai pintado.

Nos anos de 70 e 80, notamos já o gosto pelo trabalho da cor, nos quadros em que predominam cinzentos, de várias tonalidades, ou mesmo o preto, que tem nele e nas suas geometrias de régua e esquadro uma proporção que não se apagará de futuro como marca fundamental. Nos primeiros quadros desta fase o movimento da pincelada é vertical, quase sempre. Ou atravessado mas ainda por uma geometria contida, que só se irá libertando adiante, com interrupções doutras cores, entre elas o branco, tão importante, e o azul, que permanecerá até agora, impondo o seu esplendor.

Às fases anteriores da sua pintura, sempre original, buscando romper formas, poderíamos talvez chamar exercícios, experimentações, como nas colagens, reflexões sobre movimentos da pintura anterior, nossa e de outros. Mas em todas se adivinha a mão que procura sem parar, a ideia que conduz para algo de novo, ainda nunca feito, o modo de principiar.

E chegamos assim a este conceito tão desafiante do Princípio.

Pedro Chorão o Princípio da Paisagem

O que é afinal, em Pedro Chorão o Princípio da Paisagem? O rasgo do primeiro movimento da mão ao escolher a cor, ao agarrar o pincel? Ou aquela paragem diante de uma tela em branco, apelando a que interrompam tanta pureza que tudo absorve, pois o branco é assim, e nada revela, quando criar é precisamente o contrário, é revelar?

Só ele, o criador saberia dizer. Pensou primeiro, hesitou, decidiu? Ou foi levado por decisão que se lhe impôs quase sem ele dar por isso? O segredo do princípio da paisagem está contido na paisagem e nunca poderá ser completamente explicado.

E de resto para quê a explicação, quando uma paisagem o que exige é contemplação? E num ciclo que teve princípio e fim nele mesmo, só a contemplação permite entendimento e emoção?

Do primeiro ao último dos quadros, surge uma linha divisória nítida, separando dois mundos, duas cores que nos anteriores se tinham fundido quase por completo. Na fusão tinha havido um movimento suave, deslizante, que agora estava quebrado. Na fusão havia uma esperança de paz, que a pandemia actual quebrara, e um criador vive o seu tempo, no seu tempo, e não pode esconder essa realidade que integrou o seu ser, como diria Pessoa, pois a interrogação e a realidade do ser é o que faz de nós o que somos. Mas…olhando melhor e procurando detalhes que podem conter alguma escondida mensagem, reparamos que na parte superior do quadro, a mancha da treva negra se aproxima cada vez mais da nuvem branca que paira sobre ela. A ponto de no branco já se notarem suaves reflexos do negro… Esperança afinal de união ? e de que modo? O negro devora o branco, ou este sublima o negro, acedendo a uma outra esfera a da Conjunção alquímica que Jung abordaria?

É bom não ter resposta, para já. Quem sabe não estaremos a ver o Último, mas um novo Princípio de gesto nunca acabado.

 

Pedro Chorão

O último

Hoje disseste

este é o último

já fiz o que queria fazer

está feito,

e o que podia dizer

está dito.

 

Fechaste a porta,

assim ninguém entraria.

Correste bem as cortinas,

e sentado no sofá

tentaste adormecer.

 

Mas o sono não vinha,

só te ocorriam ideias

e perguntas de difícil resposta:

ergui um muro branco, alto,

a separar as águas existentes,

as águas superiores

do céu,

as águas inferiores, da terra.

 

E as outras,

as águas que não se adivinham,

onde se afogam as almas

que julgam ter acabado

os seus começos de vida…

 

Y.Centeno
Dezembro de 2020

 

Este ciclo que agora estará terminado (mas quem sabe o que se lhe seguirá?) exige que se faça nova exposição. E que as Paisagens encontrem num museu à altura o espaço que lhes é devido.

Espaço devido a um dos maiores pintores da actualidade portuguesa.

Pedro Chorão |O Princípio da Paisagem | pintura |19 de Setembro/31 Outubro @galeriamonumental



Poesia

O Pintor e a tela branca

Poema de Yvette Centeno Ver mais

  • 11 Outubro, 2020
  • Yvette Centeno
Poesia

Azuis

Poema de Yvette Centeno Ver mais

  • 27 Setembro, 2020
  • Yvette Centeno
Poesia

Pedro Chorão, o Princípio da Paisagem

Poema de Yvette Centeno Ver mais

  • 10 Setembro, 2020
  • Yvette Centeno




Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Share this

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

About author

Yvette Centeno
Yvette Centeno

Licenciou-se em Filologia Germânica, e e doutorou-se com uma tese sobre A alquimia no Fausto de Goethe. É desde 1983 Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde fundou o Gabinete de Estudos de Simbologia, actualmente integrado no Centro de Estudos do Imaginário Literário.

Related Posts

comments
Ensaio

Marx e Engels sobre a Comuna de Paris

Ver mais

comments
Ensaio

A Imagem, Considerações Várias

Ver mais

comments
Ensaio

A Imagem, continuando….

Ver mais

comments
BrevesEnsaioLivros

Lista de Compras para o Natal: Ensaio

Ver mais

Tags

  • exposição
  • Pedro Chorão

Do not miss

comments
Ensaio

Marx e Engels sobre a Comuna de Paris

Ver mais

Jornalismo Livre

Apoie esta ideia

banner Donativo por multibanco ao Jornal Tornado

Newsletter

pub

Breves

Festival virtual reúne música instrumental feita n...

Ver mais

  • 11 Abril, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in Agenda CulturalBreves

Ovo de Páscoa

Ver mais

  • 11 Abril, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in BrevesCartoon

China: O Dragão de Mil Cabeças

Ver mais

  • 10 Abril, 2021
  • IntelNomics
  • Posted in BrevesInternacional

Look do dia…

Ver mais

  • 4 Abril, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in BrevesCartoon

Newsletter

Receba regularmente a nossa newsletter

  • Contribua para uma Imprensa Plural e Independente
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que esteja de acordo, mas pode optar por não participar, se desejar. Ler mais

Aceitar Recusar Configuração dos Cookie
I consent to the use of following cookies:
Cookie Declaration About Cookies
Necessary (0) Marketing (0) Analytics (0) Preferences (0) Unclassified (0)
Necessary cookies help make a website usable by enabling basic functions like page navigation and access to secure areas of the website. The website cannot function properly without these cookies.
We do not use cookies of this type.
Marketing cookies are used to track visitors across websites. The intention is to display ads that are relevant and engaging for the individual user and thereby more valuable for publishers and third party advertisers.
We do not use cookies of this type.
Analytics cookies help website owners to understand how visitors interact with websites by collecting and reporting information anonymously.
We do not use cookies of this type.
Preference cookies enable a website to remember information that changes the way the website behaves or looks, like your preferred language or the region that you are in.
We do not use cookies of this type.
Unclassified cookies are cookies that we are in the process of classifying, together with the providers of individual cookies.
We do not use cookies of this type.
Cookies são pequenos arquivos de texto que podem ser usados pelos sites para tornar a experiência do utilizador mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se eles forem estritamente necessários para a operação deste site. Para todos os outros tipos de cookies, precisamos da sua permissão. Este site utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas.
Cookie Settings
Subscrever Newsletter Tornado

Para começar a receber as nossas notícias, basta preencher o seguinte formulário.

Até já!

Depois de subscrever a Newsletter irá receber um email para confirmar a sua subscrição.

Os Limites da Terra. Reserve já!

Formulário

    Indique o seu nome (obrigatório)

    Indique o seu email (obrigatório)

    Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

    Número de exemplares que pretende

    Observações

    Fernando Pessoa Contra o Homem Aranha. Reserve já!

    Formulário

      Indique o seu nome (obrigatório)

      Indique o seu email (obrigatório)

      Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

      Número de exemplares que pretende

      Observações / Morada

      Tem uma dica para nós? Envie-nos!

        Seu nome (required)

        Seu email (required)

        Assunto

        Mensagem

        Got a hot tip? Send it to us!

          Your Name (required)

          Your Email (required)

          Video URL

          Attach Video

          Category
          SportNewsTechMusic

          Your Message