Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

A revista que fala a sua língua

Sua  proposta se ancora em duas bases: por um lado, garantir espaço de visibilidade aos escritores do espaço lusófono, sejam consagrados ou estreantes, e por outro, ajudar a incentivar o hábito de leitura. A revista Pessoa vem se comprometendo de forma bem sucedida com essas diretrizes e tem igualmente se constituindo em um importante acervo da produção literária contemporânea.

Publicada pelo selo Mombak, abrange vários aspectos do fazer literário. Na plataforma da revista Pessoa, o leitor encontra contos, poemas, teatro, ensaios, entrevistas, resenhas, crônicas, trechos de romances no prelo, reflexões sobre a literatura que se faz hoje, sobre a própria crítica contemporânea, tradução, entre outros.

A cada ano a revista vem aumentando o número de colaboradores, ampliando o diálogo no meio cultural e alargando a extensão para o pensamento múltiplo, independente e ético.

Na sua equipe de colaboradores fixos, há nomes como Alison Entrekin, Eloésio Paulo, Elvira Vigna, Nilma Lacerda, Noemi Jaffe, Ronaldo Bressane, Victor Heringer,  Luciana Marques Araújo, Fernanda Mira Barros, Paula Fábrio e Carola Saavedra.

Pessoa revista digital

Vários escritores de língua portuguesa já publicaram na Pessoa ou foram entrevistados pela revista, como Ferreira Gullar, Gonçalo M. Tavares, Manuel Alegre, Luiz Ruffato, Valter Hugo Mãe, Milton Hatoum.

Desde a sua criação, a publicação convida curadores especializados em determinado gênero para garantir uma cobertura mais ampla e plural do vasto panorama da produção literária contemporânea. O primeiro curador foi Luiz Ruffato, seguido de Carlos Henrique Schroeder, que segue como editor associado da revista. A equipe de curadores ainda integra Heloisa Jahn e Dora Ribeiro, do Brasil, e Manuel Alberto Valente, de Portugal.

Reconhecida como uma das principais plataformas literárias, a revista vem se projetando internacionalmente como referência na difusão da criação literária em língua portuguesa. Nesse sentido, tem encontrado apoio em importantes universidades como a Sorbonne, MIT e Boston University e publicações como as revistas portuguesas Ler e Blimunda com as quais organizou na Fundação José Saramago em 2016 um evento em torno das novas vozes da literatura de língua portuguesa. Também em 2016, a revista estabeleceu um intercâmbio com a revista Words Without Borders, que projetará no mercado anglófono, de forma regular, os autores que publicam na Pessoa.

Parcerias

A Pessoa é membro associado do Boston Literary District, primeiro Distrito Cultural Literário dos EUA.

Em 2014, a Pessoa e a Worldreader, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que tem como missão “fornecer livros digitais para crianças e famílias no mundo em desenvolvimento”, firmaram uma parceria com o objetivo de disponibilizar o conteúdo da Pessoa gratuitamente. Foi a primeira parceria da Worldreader com um parceiro de mídia lusófona. Em 2016, foi anunciada também uma parceria com a Words Without Borders focada no intercâmbio de textos com o objetivo de apresentar a produção contemporânea de autores dos EUA e de língua portuguesa.

Antologia

Em 2015 a Pessoa iniciou a publicação anual de antologias de escritores brasileiros para difundir a nossa literatura no exterior…

… (em francês e inglês). A primeira antologia, com 27 autores (prosa, poesia, infantojuvenil e teatro), foi apresentada no Salon du livre de Paris e, no mesmo ano, no Boston Book Festival, em parceria com instituições acadêmicas reconhecidas, como a Universidade Paris-Sorbonne, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) ou a Universidade de Boston. A publicação foi organizada pelo professor de literatura da Universidade Paris-Sorbonne, Leonardo Tonus.

Eventos

A Pessoa organiza regularmente eventos no Brasil e no exterior para incentivar a leitura ou para promover a literatura de língua portuguesa

Incluindo sessões no Salon du livre de Paris, no Printemps Littéraire Brésilien ou no Boston Book Festival (que pela primeira vez em 2015 teve uma sessão dedicada à literatura brasileira), em parceria com instituições acadêmicas reconhecidas, como a Universidade Paris-Sorbonne, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) ou a Universidade de Boston. Eventos no Brasil foram organizadas em parceria com o Sesc, Bibliotecas e livrarias, entre outras instituições.

Idealização

A Diretora Editorial da revista é Mirna Queiroz. Formada em jornalismo e Mestranda pela USP em Estudos Culturais, atua há 6 anos no Mercado editorial

É co-curadora de duas antologias de literatura brasileira lançadas em 2016 pelo PEN American Centre e World Without Borders. Como coordenadora editorial foi responsável pelos primeiros 15 títulos entre clássicos e ficção contemporânea da editora de origem portuguesa Babel. Concebeu e organizou a Coleção infantojuvenil Sonho Verde (Editora DSOP), que reúne João Carrascoza, Ricardo Lísias, Adriana Lunardi, entre outros. Publicou a coleção Latitudes, organizada pela escritora Maria Valéria Rezende, com autores que circulam fora do eixo literário. Lançou o selo Mombak de livros digitais, com duas antologias: uma de poesia e outra de contos, organizada por Luiz Ruffato, com grandes nomes da literatura brasileira.

À frente da Mombak, pretende contribuir com a bibliodiversidade, lançando autores desprezados pelo mainstream, mas cuja obra tem comprovada relevância cultural. Como jornalista, trabalhou nos principais canais de televisão no Brasil. Foi correspondente da BBC de Londres em Lisboa, Bruxelas e Cingapura, onde também organizou o primeiro festival de cinema brasileiro no sudeste asiático, com apoio da Petrobras. Trabalhou ainda para o PNUD (agência da ONU para o desenvolvimento) em São Tomé e Príncipe, na África, como Encarregada de Programa responsável pela execução e coordenação técnica, financeira e administrativa de projetos de Boa Governança e Redução de Pobreza.

Revista Pessoa

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -