Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Outubro 17, 2021

PIB cai no 2º trimestre; Agropecuária e Indústria puxam queda

Economia está no mesmo patamar do início de 2020.

A recuperação da economia brasileira está em xeque, contrariando o falso otimismo do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB (Produto Interno Bruto) do País caiu 0,1% no segundo trimestre de 2021, na comparação com o primeiro trimestre.

O recuo ocorre após três trimestres seguidos de alta. As maiores quedas foram nos setores de Agropecuária (-2,8%) e Indústria (-0,2%). Já os Serviços cresceram 0,7% no trimestre.

O dado é preocupante porque, em várias regiões do Brasil, já houve uma reabertura maior do setor de serviços – o mais afetado desde 2020 pela pandemia de Covid-19. Além disso, a vacinação contra o novo coronavírus crescia no período, ainda que lentamente.

Com isso, encerrada a primeira metade de 2021, o PIB está no mesmo patamar do início de 2020, estimado em R$ 2,1 trilhões. O Produto Interno Bruto corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos no País. Os dados desta quarta-feira são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais.


por André Cintra, Jornalista  | Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -