Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 27, 2021

Pode chamar de Paulo, pode chamar de Freire

Alex Saratt, Rio Grande do Sul
Professor de História nas redes públicas municipal e estadual em Taquara/RS, vice-presidente estadual Cpers-Sindicato e Secretário de Comunicação da CTB-RS

Pode chamar de Paulo, pode chamar de Freire…só não pode deixar a coragem e a consciência e o compromisso pro lado de fora dos portões da escola – de qualquer escola – mas especialmente da escola da vida, vida essa seca e severina ao primeiro olhar, porém cheia de força, boniteza e esperança quando lida e entendida pelas grossas lentes dos óculos freireanos.

Reflitamos, coçemos a nossa barba imaginária, a nossa calvície hipotética, nos debrucemos sobre o mundo de gentes e coisas e exatamente nessa ordem – primeiro as gentes, suas existências, suas necessidades, suas utopias; depois as coisas, em toda a sua complexidade, maravilhamento e contradição – e transformemos a teoria abstrata naquilo que há de mais radical em Paulo Freire: Liberdade!

Não temeis, professora ou professor – de ofício ou não – por educar e acabar por ser educado, eis aí uma das profundezas daquilo que indicou com sapiência e humildade o mestre pernambucano, filho desta terra que desde sempre teve consigo o particular e o universal.

Também não temeis o Sol amarelo, a gota da chuva, a brisa da noite, o ressoar do trovão, a cantoria dos pássaros, o quebrar das ondas, o sorriso sincero do povo, tampouco temam o arbítrio, a mentira, a ganância, o ódio, a violência.

E quando todos parecerem dizer que o errado, o ruim, o mal é o certo, o bom, o bem, inspire-se, esperançe-se, na obra – intenção e gesto – daquele homem, aqui antes como condição e ser do que sexo ou gênero, que nos permitiu entender que revolução e amor não são só compatíveis, mas imprescindíveis.

Viva o centenário de nascimento de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira!


Texto em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -