Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Setembro 28, 2021

Posicionamento estratégico

Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

De acordo com Michael Porter, o posicionamento estratégico cria vantagem competitiva.

Porter descreve três princípios do posicionamento estratégico:

  • Criação de uma proposta única e valiosa significa que a empresa traz algo original e desejável para o mercado que produz valor económico líquido (lucrativo). Para estabelecer uma vantagem competitiva sustentável, uma empresa deve realizar actividades diferentes das concorrentes ou realizar actividades semelhantes de maneiras diferentes.
  • Estratégia define uma maneira de competir que oferece valor único num conjunto específico de usos ou para um conjunto específico de clientes. Isso também significa que não pode ser tudo para todas as pessoas. Ouvi dizer antes que muita estratégia diz respeito a “não”. Noutras palavras, fazer concessões, decidir o que NÃO seguir ou quais oportunidades abandonar é um dos aspectos mais importantes da estratégia. Afinal, sempre há recursos limitados e não podemos ser tudo para todas as pessoas.
  • Criar um ajuste entre as actividades permite sinergia de esforços e alinhamento com uma direcção de longo prazo e uma coerência com uma visão motivadora. Cria um sistema de reforço mútuo que torna a empresa mais resiliente, eficaz e mais difícil de replicar.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -