Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

Presidente e Deputados do PN de Timor-Leste tomaram posse

J.T. Matebian, em Timor-Leste
J.T. Matebian, em Timor-Leste
Correspondente em Timor-Leste.

O Parlamento Nacional de Timor-Leste reuniu-se para a tomada de posse dos novos deputados e para eleger o Presidente do Parlamento. A deputada Fernanda Lay foi eleita para Presidente do Parlamento.

Maria Fernanda Lay, com 68 anos, é deputada do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), há vários anos, e tornou-se agora a primeira mulher timorense a ocupar o cargo de Presidente deste importante Órgão de soberania, tendo sido eleita por 45 votos, um voto em branco e 19 abstenções.

Como o Parlamento Nacional tem 65 deputados, o CNRT e o Partido Democrático (PD) totalizam 37 assentos, significa que as 19 abstenções são dos deputados da FRETILIN pois, elegeram, precisamente, 19 assentos parlamentares.

A nova Presidente do Parlamento é considerada muito experiente, nomeadamente na área orçamental e finanças, com boas competências linguísticas, boa fluência em língua portuguesa, portanto, uma boa escolha.

Até ao final do mês saberemos se o IX Governo Constitucional, a ser chefiado por Kay Rala Xanana Gusmão, será constituído por ministros com competências técnicas e valores éticos, conforme foi anunciado pelo Presidente da República, José Ramos-Horta.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -