Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Principais prémios do 13º FEST para filmes checo e bielorusso

José M. Bastos
José M. Bastos
Crítico de cinema

Terminou ontem em Espinho o 13º FEST – Novos Realizadores | Novo Cinema.

Filthy, filme checo-eslovaco realizado por Tereza Nvotová e The Road Movie, co-produção da Bielorússia, Bosnia-Herzgovina, Croácia, Rússia e Sérvia, realizada por Dmitrii Kalashnikov, conquistaram os “Linces de Ouro” para obras de ficção e documentários, respectivamente.

Prémios e júri…

O júri da área de ficção decidiu ainda atribuir duas menções honrosas a Old Stone, do canadiano Johnny MA e a  La mano invisible, do espanhol David Macián.

Os “Linces de Prata”, prémios de curtas-metragens, foram para dois filmes belgas. Na ficção para Downside Up, de Peter Ghesquiere e nos documentários para Homeland, de Sam Peeters. Foram atribuídas menções honrosas a A New Home, de Žiga Virc (Eslovénia)    e Without Sun, de Paul de Ruijter (Holanda).

De referir também que nas curtas-metragens experimentais o prémio foi para Apocalypse, de Justyna Mytnik (Polónia) e as menções honrosas para As the Jet Engine Recalls, de Juan Palacios (Espanha / Hong Kong) e Simba in New York, de Tobias Sauer (Alemanha) . Nas curtas de animação o vencedor foi Antarctica, de Jeroen Ceulebrouck (Bélgica) enquanto dois filmes polacos, Locus, de Anita Kwiatkowska-Naqvi e Pussy, de Renata Gasiorowska, receberam menções honrosas.

No Grande Prémio Nacional, Maria Sem Pecado, de Mário Macedo foi considerada a melhor curta-metragem.  Um Refúgio Azul, de João Lourenço e 78.4 Rádio Plutão, de Tiago Amorim foram distinguidos com menções honrosas.

E assim caiu o pano da edição deste ano deste importante certame dedicado aos novos realizadores e a um novo cinema. Um “festival de descoberta”. Que o próximo ano nos traga o 14º FEST!…

Filthy, por Tereza Nvotová

Tereza Nvotová

The Road Movie, por Dmitrii Kalashnikov

Dmitrii Kalashnikov

Downside Up, de Peter Ghesquiere
Homeland, de Sam Peeters
Maria Sem Pecado, de Mário Macedo

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -