Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Procurador Jacopo Soranzo, Tintoretto

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Procurador Jacopo Soranzo”, de Tintoretto. Tintoretto foi um dos grandes representantes da escola veneziana de pintura renascentista.Inicialmente atribuída ao grande Ticiano, esta pintura restaurada em 1957, determinou a sua verdadeira autoria. Tem todas as características da pintura veneziana. Intenso cromatismo, textura exuberante dos tecidos, a vivacidade do vermelho neste sumptuoso veludo.

Membro de importante e antiga família da “Sereníssima República”, constatamos que o seu olhar ilustrado indicia um retrato psicológico de alguém com poder e habituado a ele, mas ao mesmo tempo dando indicações de serena e segura observação.

Informação adicional

Artista: Tintoretto 
Dimensões: 106 x 90 cm
Local: Gallerie dell’Accademia, Veneza
Material: Óleo sobre tela
Criação: 1550

Tintoretto 1518-1594

Jacopo Robusti nasceu em Veneza, no outono de 1518. Seu pai era tintureiro, tintore em italiano, o menino ficou conhecido como Tintoretto.

Tintoretto foi um importante pintor da fase final do Renascimento Italiano (segunda metade do século XVI). Foi um dos grandes representantes da escola veneziana de pintura renascentista. É considerado também um dos precursores do Barroco.

Na infância, Jacopo, um pintor nato, começou a decorar as paredes da tinturaria paterna. Ao ver o talento do filho, o seu pai levou-o à oficina de Ticiano, na época com mais de cinquenta anos, para aprender o ofício. Dizem que o mestre ficou pouco tempo com ele, por ter percebido o talento e a independência do menino, o que faria dele um bom pintor, mas não um bom aprendiz. Tintoretto estudou então por conta própria, observando as obras dos grandes mestres. Continuou admirador, nunca um amigo de Ticiano, e mais tarde adoptou como lema no seu estúdio a frase: O desenho de Michelangelo e a cor de Ticiano. “

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -