Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Outubro 23, 2021

O Juiz Negacionista Rui Fonseca expulso da Magistratura

Nos últimos meses o agora ex-juiz Rui Fonseca tem causado polêmica sobre as suas afirmações e acusações. Lembramos que Rui Fonseca abraçou o lado negacionista da pandemia, dando discursos e pondo publicações sobre a forma como o governo lida com a pandemia. Também criticou várias ações policiais, inclusive contra o movimento negacionista em Portugal. 

Rui Fonseca ficou conhecido por criar e pertencer ao movimento “Juristas da Verdade” e por ser o cabeça da página criada no Facebook chamada “Habeas Corpus” esta página contém vários posts polêmicos em relação à pandemia.

Também ficou conhecido como  o Juiz que organizava manifestações supostamente negacionistas. Dava conselhos também durante a época de confinamento, como contornar as leis aplicadas pelo governo.

Foram muitos os que apoiaram Rui Fonseca neste movimento, mas também muitos criticaram as suas ações, acusando ele de pôr em risco a saúde pública.

As suas acções não ficaram só por aqui, ele também “atacou” o presidente da Assembleia da República e o primeiro Ministro de Portugal. Rui Fonseca já havia sido suspenso das suas actividades de trabalho devido a estas acusações e movimentos pelo qual participava.

Ele acusou o primeiro-ministro de ser um protector de pedófilos, também no seu canal do Youtube ele proferiu palavras ofensivas ao primeiro-ministro e a Ferro Rodrigues.

Vivemos numa altura em que o sistema político parece instável, e em que tudo poderá acontecer. Onde vemos juízes e outras autoridades de alta patente a tomarem acções inesperadas. Afetando assim o povo português e criando divisões entre nós, poderá ser uma boa altura para aliviar algum stress e jogar em casinos online com licença em Portugal.

Sendo assim, na quinta-feira passada o Conselho Superior da Magistratura, por unanimidade, decidiu expulsar Rui Fonseca, ficando assim sancionado.

Podemos ainda ler os motivos pelo qual originou a expulsão do Juiz Rui Pedro Fonseca Nogueira da Fonseca e Castro. Entre as razões estão os 9 dias úteis que Rui Fonseca faltou sem justificação e que não foram comunicadas previamente. Podemos ler também instruções que deu opondo-se à lei dada pelo governo no que diz respeito às obrigações de cuidados sanitários no âmbito da pandemia Covid-19.

Utilizando também o seu canal de youtube e redes sociais para influenciar as pessoas ou os seus seguidores, incentivava à violação da lei e das regras sanitárias. Ainda proferia  afirmações de difamação que se dirigiam a pessoas específicas e a conjuntos de pessoas. Como mencionamos alguns nomes, sendo estas pessoas também de alto cargo como primeiro-ministro entre outros.

Dado a todas estas acusações esta sanção dada ao Juiz Rui Fonseca implica o imediato cessar das actividades no que toca ao serviço de juiz. Termina então aqui as acções como Juiz do Rui Fonseca ficando conhecido pelos seus comportamentos que desestabilizam a ordem e a saúde pública dado a pandemia que enfrentamos atualmente.

O presidente da Associação Sindical de Juízes, Manuel Ramos Soares diz que foi uma página que se virou para os Juízes e para esquecer este “episódio” do Ex-Juiz Rui Fonseca.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -