Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Prova do WSL em Santa Cruz até domingo

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Pelo segundo ano consecutivo, Santa Cruz recebe uma prova da WSL (World Surf League), o segundo circuito de surf mais importante a nível mundial e a partir do qual são apurados os atletas para o principal: o Pro Santa Cruz QS 3000 está na praia até domingo.

Depois da etapa de 2016, a de este ano de Santa Cruz teve uma alteração de mil para três pontos, fazendo dela paragem obrigatória para os principais surfistas europeus e para todos aqueles que procuram ganhar pontos e ranking neste circuito mundial de qualificação.

Na apresentação do Pro Santa Cruz QS 3000 o presidente da Câmara Municipal referiu que a realização desta prova relaciona-se com a política de tornar o concelho um território cada vez mais sustentável. Carlos Bernardes recordou também a realização de há vários anos a esta parte do Santa Cruz Ocean Spirit, sendo que a prova apresentada se enquadra no esforço da Câmara em dinamizar turisticamente aquela estância balnear fora da época alta.

Francisco Spínola, responsável pela organização do evento, recordou a localização estratégica de Santa Cruz,que se situa na melhor zona da Europa para a prática de surf, entre Ericeira e Nazaré.

Presentes nesta conferência de imprensa estiveram também o sufista local Tiago Silva, a quem foi atribuído um wild card para participar no Pro Santa Cruz; Frederico Morais, o único surfista nacional actualmente presente no principal circuito mundial de surf, que se deslocou propositadamente a Santa Cruz para participar na prova; e Tiago Pires, o mais consagrado surfista português, que realçou a importância da continuidade de uma prova da WSL em Santa Cruz.

Com várias dezenas dos melhores surfistas da WSL, prevê-se que o Pro Santa Cruz seja uma prova de grande competitividade. Cerca de 140 surfistas estão inscritos na mesma, sendo de destacar as presenças do norte-americano Kanoa Igarashi, dos franceses Joan Duru e Jorgann Couzinet, do espanhol Aritz Aranburu e do brasileiro Yago Dora.

O início do Pro Santa Cruz teve lugar na última terça-feira, feriado do 25 de Abril, e decorre até ao próximo domingo, dia 30.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Exit Costa

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -