Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Revista americana diz que intervenção militar internacional na Amazônia pode ser necessária

Diante da devastação inédita da floresta amazônica e do aparelhamento dos órgãos de monitoramento pelo governo Bolsonaro, que ainda quer esconder dados da comunidade internacional, a prestigiada revista americana Foreign Policy coloca a questão: em um futuro próximo, até a ação militar internacional pode ser necessária

A devastação inédita da floresta amazônica, que já perdeu mais de 3.445 quilômetros quadrados em 2019, foi destque da revista norte-americana Foreign Policy, que estampa a manchete “Quem vai invadir o Brasil para salvar a Amazônia?”. De acordo com o texto, é “apenas uma questão de tempo” até que líderanças mundiais façam “o que for necessário” para frear o grave descaso do governo brasileiro.

A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo afirma que “o texto do pesquisador Stephen M. Walt, da Universidade de Harvard, ressalta que 60% da Amazônia pertence ao Brasil e afirma que as políticas do presidente Jair Bolsonaro têm colocado em risco a maior floresta tropical do mundo, responsável por grande parte da absorção de carbono do planeta. Outro ponto levantado é como líderes mundiais, da União Europeia (UE) à Organização das Nações Unidas (ONU), têm colocado o combate à degradação ambiental no topo de suas prioridades nos últimos anos.”

A matéria co-enuncia a voz da revista: “a questão, entretanto, é até que ponto a comunidade internacional estaria disposta a chegar para prevenir, alterar ou reverter ações que podem causar um dano imenso e irreparável ao clima do qual todos os humanos dependem?”, pergunta a publicação, cogitando que, em um futuro próximo, inclusive a ação militar seria aceita nesse contexto.”


Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 / Tornado


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -