Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Julho 4, 2022

S. João Baptista, Leonardo da Vinci

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“S. João Baptista”, de Leonardo da Vinci (uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento).Muito impressionante a maestria do olhar, que estabelece um contacto com o observador e o gesto da mão esquerda, de indicador erguido, anunciando a chegada do salvador. Deslumbrante o jogo de luz no contraste do escuro, que realça mais o aspecto andrógino do santo.

Leonardo da Vinci  1452-1519

Nasceu em Anchiano, pequena aldeia toscana perto de Vinci. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço de Ludovico Sforza, em Milão.

Leonardo da Vinci era, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. No entanto, foi também escultor, arquitecto, matemático, urbanista, físico, astrónomo, engenheiro, químico, naturalista, geólogo, cartógrafo, estrategista e inventor italiano.

Leonardo da Vinci é considerado por muitos como o maior génio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, e pela sua engenhosidade e criatividade.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anteriorO artista e seu legado
Próximo artigoJúlio II, Rafael
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

A impostora

Titãs cantam: “Comida”

UNITA desmente MPLA

Além Tejo (1)

- Publicidade -