Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Junho 15, 2024

Se a minha palavra fosse ordem

Era uma vez um país chamado Angola, que se dizia ser um dos mais ricos de África… Ups não é de Angola que quero falar, mas sim sobre agora, pois Angola não é pra já…

Do agora, das oportunidades que esvoaçaram no tempo, dos desperdícios e das verdades camufladas nos cifrões, talvez eu não seja a única que chora pelo chá derramado. É chá mesmo, porque com a seca no Cunene as tetas de todas as vacas estão desidratadas. E outras foram espremidas arbitrariamente. A seca já encontrou tudo seco.

Enquanto se maquina a planta de um ginásio para digerir as falcatruas, lá fora chove, chove violência, chove prostituição, chove fome, chove renúncias, chove delinquência…

A fome faz falar à toa, dizem… Mas na verdade quando não é só vontade de comer, o motor não arranca. Dizem até que já não ligam os motores dos Lexus, porque é um carro de pouca tracção, e que não serve para se articular pelo interior do pais para constatar in loco a realidade deste pais… Deve ser por isso que não se conhece.

Deste país… O que fazer ???

O meu aniversário aproxima-se e estou a pensar em deixar de beber, mas talvez depois, por agora não dá… Enfrentar Angola sóbria??? Nem pensar…

A burocracia aqui não permite decisões e nem resoluções imediatas, é tudo tão lento… ou desistes, ou esqueces… Uma tortura… Quem sabe até lá esqueço-me…

Estava mesmo a falar sobre o quê? Das cadeias abarrotadas ou dos presos que fugiram??? Dos que deviam lá estar?

Há sim, do meu amor pelo bonitão… Há esse também já esfriou por falta de reciprocidade, dizem que com a pátria que nos pariu isso também acontece… E a diáspora nos adopta de pernas e braços abertos.

Ai se eu conseguisse um emprego…

Ai se ele correspondesse… Ai se essa rua fosse minha… Ai se a minha palavra fosse ordem…


A autora escreve em PT Angola


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -