Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Secretário Executivo da CPLP termina visita a Timor-Leste

M. Azancot de Menezes
M. Azancot de Menezes
PhD em Educação / Universidade de Lisboa. Timor-Leste

A Delegação da CPLP chefiada pelo Secretário Executivo, Zacarias da Costa,  está de regresso a Lisboa. A agenda foi política, cultural e económica, com uma Delegação que integrou representantes de Angola, Portugal e Timor-Leste.

Segundo informações obtidas junto de fonte credível realizaram-se encontros com o Presidente da República (José Ramos-Horta), com a Presidente do Parlamento Nacional (Filomena Lay), com o Primeiro Ministro (Kay Rala Xanana Gusmão), com o Embaixador do Brasil (Maurício Medeiros de Assis), com o Reitor da Universidade de Díli (José da Costa Belo Pereira) e com outras entidades públicas e privadas.

O que se me afigura importante realçar é que, para além dos encontros obviamente relevantes, com os órgãos de soberania que tomam decisões ao nível das Relações Internacionais, o programa da visita e a composição da Delegação mostrou que para esta visita de trabalho foi desenhada uma agenda política, cultural e económica, com objectivos e indicadores estratégicos bem definidos, num contexto em que Timor-Leste desenvolve estratégias e operações tácticas para a adesão do país à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Composição da Delegação da CPLP

  • Zacarias da Costa (Secretário Executivo da CPLP);
  • Filomena Duarte (Chefe de Gabinete);
  • Isílio Coelho (Assessor Político e Diplomático);
  • Ivan Njinga (Director de Assuntos Económicos e Empresarias);
  • João Ima Panzo (Director de Assuntos Culturais e Língua Portuguesa);
  • António Ilharco (Assessor de Comunicação e Imagem).

A expectativa de Zacarias da Costa, segundo deu a entender em diversos momentos, foi mostrar aos políticos e à sociedade civil que a CPLP é uma vantagem para Timor-Leste, para todos os países que a integram, e precisa de mais apoio e reconhecimento para assumir outro protagonismo internacional.

A visita a Timor-Leste da Delegação do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre 12 e 16 de Março de 2024, portanto, foi considerada muito importante e caracterizada por se ter conseguido mais alguns avanços na consolidação e desenvolvimento da CPLP, num contexto em que se prepara a adesão do país à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Encontro entre a CPLP e a Universidade de Díli (UNDIL), 14/03/2024

As reuniões realizadas envolveram igualmente a Comissão Nacional de TL para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, os pontos focais do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura, a RTTL, onde se celebrou um memorando, uma escola CAFE e encontros entre o Secretário Executivo e o Grupo de Reflexão sobre Educação, composto por seis pessoas, sob coordenação de Domingos de Sousa.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -