Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Julho 21, 2024

Selecção Olímpica estreia com a Argentina

rui-jorge
Rui Jorge, seleccionador nacional

Portugal já está no Rio de Janeiro, pronto para disputar o Grupo D com Argentina Honduras e Argélia, mas como uma equipa bem diferente daquela que conseguiu a presença nos Jogos Olímpicos.

A FIFA não reconhece prioridade ao torneio olímpico de futebol e os clubes aproveitam, não autorizando os seus jogadores a alinharem pela Selecção Nacional Olímpica.

Uma situação lamentável, que deixa a representação lusa fragilizada.

Um mês depois de se sagrar Campeão da Europa, Portugal mandou para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro uma selecção de terceiras e quartas escolhas. Para piorar a situação, já no Brasil alguns jogadores, como os avançados Gonçalo Paciência e Agra, lesionaram-se, agravando as perspectivas da formação portuguesa.

E a estreia é já amanhã dia 4, pelas 22 horas, face à poderosa Argentina, uma das principais candidatas às medalhas. Face à realidade da equipa lusa, a tarefa dos portugueses parece, à priori, inatingível. Mas Rui Jorge, um técnico competente que não merecia o “virar-de-costas” dos clubes à selecção, acredita que o grupo “possível” de jogadores que reuniu tudo fará em campo para honrar o nome de Portugal…sonhando com medalhas olímpicas.

Depois de jogar amanhã com a Argentina, Portugal vai defrontar as selecções das Honduras (Domingo, 19 horas) e da Argélia (Quarta-feira, 17 horas), tentando a qualificação para a fase seguinte. E, mesmo tendo em conta a fragilidade desta equipa, é credível que Portugal consiga ultrapassar esta fase de grupos. Mas quanto a medalhas, é outra história…

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -