Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Sincronicidade

Beatriz Lamas Oliveira
Beatriz Lamas Oliveira
Médica Especialista em Saúde Publica e Medicina Tropical. Editora na "Escrivaninha". Autora e ilustradora.

Em setembro de 1997 estive em Moscovo e de seguida em S. Petersburgo a fazer uma última parte do Curso de Língua Russa e Literatura Eslava, que tinha iniciado há muitos anos no então ICSPU com Jorge Listopad.

Conheci muita gente peculiar neste curso. Entre outros amigos estrangeiros, o Christian S. que vinha de Trieste. Italiano, dei-lhe a alcunha de Speedy Gonzalez, pois era um nerd rápido como o vento que falava um russo fluente sem nunca articular a última sílaba de qualquer palavra. Isto permitia-lhe que nenhum professor detetasse erros na declinação das mesmas. As declinações são a enxaqueca da língua russa e são também um dos seus múltiplos encantos.

Meses depois o Christian, com quem eu mantinha contacto por carta, manifestou interesse em vir passar férias comigo.

Ficou em minha casa. Decidimos acampar um fim de semana no Gerês. Mas o Christian não tinha calçado adequado! Na dispensa encontrei um par de botas de excelente cabedal que já não serviam ao meu filho, para quem tinham sido compradas. Dei-lhas. Ficou feliz. Sendo de uma família modesta, nunca tinha tido umas botas tão boas.

Nesse fim de semana juntou-se a nós, a meu convite, uma amiga, a Teresa R. com quem o meu nerd engraçou, mas ela, a ele, não achou graça nenhuma. Penso que ela naquela época ainda não apreciava pessoas extravagantes. O acampamento foi divertido, sobretudo pelos sucessivos arrufos entre a Teresa que queria espairecer e o Christian que, muito ingénuo, queria namoriscar.

Despedimo-nos em várias línguas, depois de termos rememorado as várias aventuras que tínhamos vivido em Moscovo onde todos estávamos todos alojados na residência dos estudantes.

Em setembro do ano passado, ao fazer arrumações encontrei uma das antigas cartas do Christian. Coloquei o nome  dele no google e encontrei-o! É Professor na Universidade do Mississipi. Enviei email. Tive resposta no dia seguinte. Uma resposta calorosa e engraçada a contar-me que continuava a usar as botas:

You know I was thinking about you the other day. You may or may not remember, but in Braga you gave me a pair of very good leather boots – they were your son’s, but he outgrew them. I still have them, these days they are old and use them to work in the yard. Last week I check on some new grass I seeded after the rain, wore the boots, and thought about the week in Braga.”

E lá vinha a foto de um dos meus nerds preferidos, com as botas calçadas!

O agora famoso Professor da Universidade do Mississipi está noivo de uma chinesa. Como bom intelectual, estudioso, inteligente e sensível nerd que é, ele aguarda que Trump lhe dê a nacionalidade americana para poder casar!

Coisa que nunca tinha tido tempo de fazer, quero dizer, casar, pois scholars are busy people!

Provavelmente estuda mandarim.

Uma semana depois de ter recebido a foto e as notícias do Chris, e ao fim de anos todos de separação, tive também notícias da Teresa R. e soube que estava perto.

Fomos jantar com ela no fim de semana seguinte, o Raghu e eu. Imprimi o email do nosso italiano de Trieste para lhe levar para o jantar!

Ela leu, sorriu e disse:

– De facto eu naquela época não apreciava nerds! E ele está tal e qual!

Dia 29 de setembro é dia do Anjo S. Miguel, meu patrono. Todos os anos ele me envia uma surpresa.

A do ano passado trouxe-me muita alegria! Que trará este ano o S. Miguel que se aproxima?

Ilustração: Moscovo, de Beatriz Lamas Oliveira


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Exit Costa

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -