Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Sobral de Monte Agraço vive festa anual e feira de Verão

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

“As Festas e Feira de Verão assumem-se como a herança cultural e identitária dos sobralenses, traduzidas em momentos de encontro e reencontro de valores, saberes, tradições”, afirma José Alberto Quintino, presidente da Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço a propósito das festas do seu concelho, que decorrem até ao dia 16 de Setembro.

O autarca sempre defendeu que estas festas são de todo o concelho e não apenas da sede e vila do Sobral. Por isso, tendo a Câmara chamado a si a organização do evento nos últimos três anos, são convidadas todas as associações de todo o concelho para participarem na organização da festa.

Não se trata de uma festa de cariz religioso, como a generalidade das romarias portuguesas. Mas já é centenária, uma vez que se realiza desde 1917. Chegou a ser, durante muitos anos, organizada por uma agremiação criada para o efeito, a Associação 13 de Setembro de 1917. Mas, embora essa colectividade continue activa, a responsabilidade de colocar de pé as Festas e Feira de Verão passou para a edilidade em 2015.

Trata-se de uma festa que preenche toda a vila do Sobral com animação. Desde as instalações da antiga escola primária, onde funciona o Hotspot, um bar jovem gerido pela UNIR (associação de estudantes universitários), passando pela Praça Dr. Eugénio dias onde têm lugar as várias largadas de toiros e alguns espectáculos musicais. A Praça 25 de Abril passou a ser também uma nova centralidade nestas festas, com uma feira de artesanato, quermesse e concertos musicais.

Depois há ainda outras artérias da vila com feirantes e a área dos carrosséis. A zona junto ao terminal rodoviário, usado habitualmente para o mercado mensal, é agora o local por excelência da animação nocturna, com o palco principal a acolher vários concertos.

Programação das Festas e Feira de Verão

Quanto à programação, a principal atracção das festas deste ano é o concerto da cantora Aurea, no dia 14, sexta-feira, a partir das 22h30. Mas nos outros dias o Palco Sobral recebe mais espectáculos. No dia 11 os GM – Tributo aos Xutos, no dia seguinte Cláudia Martins & Minhotos Marotos, no dia 13 o a Banda de Música Ateneu Vilafranquense e no dia 15 a banda sobralense Sete e Picos.

Na Praceta 25 de Abril a animação é mais ao estilo de arraial popular, com bailaricos à noite. Na Praça Dr. Eugénio Dias, para além das largadas de touros, há outras atracções, nomeadamente, concerto com os Folktejo no dia 9 às 21h30; noite de fados no serão do dia 10 com António Pinto Basto, Ana Paula Martins, Francisco Sobral, Joana Casimiro e Patrícia Pereira; e camião palco com a Banda Xeques Orquestra a partir da meia-noite do dia 14.

O domingo, dia 9, é o ponto alto dos festejos do Sobral. Às 15 horas o desfile etnográfico pela Avenida Marquês de Pombal e a seguir, pelas 17 horas, a Corrida de Toiros na praça local.

Destaque ainda para um conjunto vasto de outras iniciativas, como o passeio e concentração de tractores e máquinas agrícolas antigas; festas para as crianças no Parque Verde das Bandorreiras; rally paper Rota das Linhas de Torres e jogo de apresentação da equipa de futebol sénior do Monte Agraço FC.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -