Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Sondagem: Hillary Clinton derrotaria Donald Trump

Donald_Trump_and_Hillary_Clinton_during_United_States_presidential_election_2016
Se as eleições presidenciais dos EUA fossem hoje, a democrata Hillary Clinton seria a vencedora, contra o republicano Donald Trump. Esta é a conclusão de uma sondagem da CNN/ORC, realizada na passada semana.

A mesma sondagem revela ainda que boa parte dos inquiridos acredita que Clinton começaria a campanha eleitoral com uma vantagem em relação a Trump no que respeita a várias potenciais qualificações para chefe de Estado, como, por exemplo, lidar com as responsabilidades do estatuto de comandante-em-chefe, a proximidade com a classe média e mais alinhada com as visões dos americanos em aspectos importantes.

Em geral, 56% dos inquiridos acredita que Clinton venceria uma contenda contra Trump, no caso de ambos serem nomeados pelos respectivos partidos; já 42% dariam a vitória ao empresário e candidato republicano.

Os eleitores democratas estão mais convencidos da vitória da ex-primeira-dama em Novembro (87%) do que os republicanos estão seguros da eleição de Trump (75%), e os republicanos que não apoiam o polémico candidato à Casa Branca mostram-se muito cépticos das suas possibilidades.

Quando questionados sobre quem daria um melhor comandante-em-chefe dos EUA, 55% dos inquiridos escolheria Clinton e 36% preferiria Trump; 51% acha que a ex-primeira-dama está mais próxima dos problemas da classe média, enquanto que 36% afirma que Trump sabe quais são os problemas desse grupo de norte-americanos.

A margem que separa os dois candidatos estreita-se quando a questão é concordarem com os assuntos que importam ao cidadão comum: 48% dos inquiridos escolhem Clinton e 40% escolhem Trump. No aspecto de saber qual deles é um líder forte e decidido, ambos estão empatados.

Por sua vez, um quarto dos entrevistados diz que não admira qualquer candidato, porém, daqueles que escolherem, Clinton tem uma vantagem de 15 pontos sobre Trump. 17% diz que nenhum dos dois é confiável e honesto, embora, por outro lado, Clinton tenha uma vantagem de 5 pontos em relação ao empresário republicano no grupo daqueles que optam por um dos candidatos nesse capítulo. Quando o assunto é mudar de opinião em alguns aspectos por razões políticas, 47% acredita que Clinton o faria, 42% diz que Trump era capaz de o fazer e 6% diz que ambos o fariam.

Dentro dos seus próprios partidos, os candidatos são bem vistos de uma maneira geral: Hillary Clinton tem 73% de aprovação dos eleitores democratas, contra 71% de Sanders; para os eleitores republicanos, Trump tem 63% de aprovação contra 60% de Ted Cruz e 49% de John Kasich. Os próprios partidos são alvo de uma visão mais negativa nesta sondagem da CNN: 61% dos inquiridos desaprovam o Partido Republicano contra 34% de aprovação. O Partido Democrata é criticado por 45% dos inquiridos.

Dos restantes candidatos presidenciais, apenas Bernie Sanders (democrata) e John Kasich (republicano) recolhem opiniões positivas dos inquiridos. O senador do Vermont tem 48% de aprovação contra 45% de reprovação dos entrevistados.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -