Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Dezembro 9, 2022

Sucesso do Porto a Belém, passando por Braga e Alvalade, em semana de “derby” quente

Só faltou o Benfica ter tido sucesso em terras turcas para a semana europeia dos clubes lusos ter feito um histórico pleno. Se as vitórias do FC Porto na “Champions” e do Sporting na “Liga Europa” eram de fácil previsão, face ao fraco nível dos israelitas do Maccabi e dos albaneses do Skenderbeu, já a vitória do Belenenses (1-2) em Basileia foi de todo inesperada.

Determinados, irreverentes e com um futebol alegre, os de Belém ao vencerem na Suíça voltam a entrar na luta pela qualificação. Onde já está praticamente o Sp. Braga, com um percurso imaculado: 3 jogos, 3 vitórias. Desta feita face a um adversário com nome de peso, o Marselha, mas cuja actual equipa é uma sombra das glórias passadas. Voltaram para o Sul de França com 3 tiros certeiros dos “arsenalistas” do Minho.

E o Sporting lá chegou à sua primeira vitória na prova, aplicando uma previsível “chapa cinco” a uma equipa que no campeonato português muito dificilmente se manteria na 1ª Liga. Mas como esta coisa de muitas bolas na rede é sempre estimulante, as esperanças leoninas estão ao rubro face ao “derby” de domingo. Uma vitória do Sporting na Luz, colocaria o Benfica a oito pontos, ainda que com um jogo a menos, com o Nacional, adiado devido ao habitual nevoeiro da Choupana.

Mas este tal de “derby” está carregado de emoções acrescidas, capazes de criarem à volta deste velho reencontro de rivais vizinhos um ambiente “quente”, a borbulhar de fervura. Bruno de Carvalho disse que não vai estar no reduto da águia mas afiou as unhas de leão esfomeado, rugindo alto contra o velho rival, que respondeu mais subtilmente, mas sem deixar de mandar umas bicadas…

 Se a toda esta “guerrilha” verbal acrescentarmos um treinador que se senta no banco do Sporting, mas ainda parece que o seu “fantasma” paira no banco do adversário estão lançados dados para um jogo que promete durar bem mais do que os 90 minutos regulamentares. Ah! Mas há mais picante acrescentado a este “pitéu” futebolístico: o sorteio desta manhã da 4ª eliminatória da Taça de Portugal ditou mais um Sporting-Benfica para Novembro e este é de “mata-mata”.

O mínimo que se pode desejar para este domingo é que o futebol saia vencedor dentro das quatro linhas…

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -