Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Abril 24, 2024

“Teatro Olímpico de Vicenza”

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

Andrea Palladio - Teatro Olímpico de Vicenza
Desde muito novo este arquitecto clássico referencial, trabalhou em projectos de concepção teatral. Agradava-lhe a ideia da reconstituição do teatro romano de Vitrúvio.

Não há uma planta do edifício, apenas se procura destacar este belo conjunto da fachada do palco, entre o proscénio e o auditório.

Pretende criar-se a ilusão de um espaço aberto em cima pelo azul do céu (pintado), bem como através da ideia de colunata.

Nota da Edição:

andrea-palladio
Andrea Palladio, pintado por El Greco

Andrea di Pietro della Gondola | Andrea Palladio (1508 — 1580)

Erudito, humanista, arquitecto,  Andrea Palladio, é o autor de uma das mais importantes obras da arquitectura moderna: I Quattro Libri dell´Arquitettura.Ricos em ilustrações, os quatro volumes reúnem uma análise do próprio trabalho de Palladio, as suas pesquisas sobre a arquitectura clássica, as ordens arquitectónicas, as edificações domésticas e públicas, o urbanismo e a construção sacra.

A obra tornou-se uma referência por introduzir um sistema de ilustração arquitectónica que fornecia uma grande quantidade de informações exactas, incluindo vistas múltiplas e detalhes em separado. A abordagem era objectiva, tornando o entendimento mais fácil.

A sua obra prática incluiu igrejas, palácios e palacetes urbanos, porém o seu trabalho nas Villas foi o que mais contribuiu para a sua fama. A maioria encontra-se na região do Vêneto, em propriedades rurais. Um conjunto de 47 Villas rurais da sua autoria foi declarado, pela Unesco, Património Mundial.

Seguindo os conceitos de Vitrúvio, arquitecto do qual era seguidor e tradutor da obra, Palladio defendia que o arquitecto deveria extrair da obra solidez, utilidade e beleza. Baseado na espessura das paredes, calculava as dimensões da casa aplicando proporções derivadas de consonâncias musicais, distribuindo os aposentos de acordo com coordenadas modulares.

A sua característica mais imitada foi o uso consistente do frontão do templo grego como cobertura de um pórtico.
andrea-palladio-quattro-libri

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -