Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Ucrânia, Covid, Autoritarismo, Inflação, Crise… Keep Calm and Study Geopolitics

A geopolítica é a chave para alcançar a compreensão do que se está a passar no mundo. Uma mudança estrutural como, desde 1945, não acontecia. Na segunda década deste século, tornou-se visível a olho nu o regresso do afrontamento entre os “great powers”.

Primeiro, como guerra económica (ainda limitada ao afrontamento China-USA) e, no início desta terceira década, já com choque militar (por enquanto com o campo de batalha limitado à Ucrânia) e com o alargamento da guerra económica.

Como sempre, as consequências são assimétricas, tanto na guerra económica como na militar. No “nevoeiro” que a guerra cria, nada é claro, nem óbvio e nem evidente.

E, se as opiniões públicas têm estados de alma, os Estados são monstros frios para quem só os seus interesses e respectiva defesa contam e importam…

Para conceber a grelha de leitura que permita integrar e “ler” tanto a “espuma dos dias” como os “sinais fracos”, a geopolítica é o elemento essencial.

Geopolitics

“Democratic Ideals and Reality”, by Sir Halford John Mackinder.
An National Defense University Press, [1996] edition of the classic work on geopolitics. Online Version: Democratic Ideals and Reality


Exclusivo Tornado / IntelNomics

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -