Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Junho 22, 2024

“Um fio de esperança” independência ou guerra no Sahara Ocidental

Isabel Lourenço
Isabel Lourenço
Observadora Internacional e colaboradora de porunsaharalibre.org

O documentário “Um fio de esperança” independência ou guerra no Sahara Ocidental, da Projeto Nomos, dos realizadores brasileiros Rodrigo Duque Estrada e Renatho Costa, mostra a dura realidade do povo saharaui, os habitantes da última colónia de África.

Negligenciado pelo mundo, o Sahara Ocidental é um dos conflitos de independência mais longos da actualidade. O documentário conta a história da resistência do povo saharaui, que há 27 anos espera a realização de um referendo de autodeterminação, e explora a frustração crescente desse povo com o processo de paz da ONU, seja nos acampamentos de refugiados, nas zonas libertadas ou nos territórios ocupados há mais de 40 anos pelo Marrocos. O documentário também questiona a posição de neutralidade do Brasil, que é um dos únicos países na América Latina que ainda não reconhecem a independência do Sahara Ocidental, contribuindo para a normalização de uma violência sistemática contra os saharauis e o saqueio das riquezas de sua terra.

A poucas semanas de uma nova reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o Sahara Ocidental o lançamento online deste video permite ao público aceder a imagens que não são difundidas pelas tv’s estatais ou privadas. Um conflito negligenciado e silenciado e um povo vitima de opressão e apartheid que nunca violou os acordos que assinou. Os saharauis um exemplo de honra.

Este documentário de 2017 recebeu vários prémios e esta agora disponível de forma gratuita online.

Vila Císneros é lugar constante nas memórias do aviador Antoine de Saint-Exupéry, e foi possivelmente em um pouso forçado no Sahara Ocidental que a imaginação do grande piloto se encontrou com o Pequeno Príncipe”.

 

  • Direcção e roteiro: Rodrigo Duque Estrada e Renatho CostaProdução executiva: Nomos
  • Assistente de produção: Rafael Masson
  • Sound design: Rodrigo Duque Estrada
  • Banda sonora: Lucas Diaz
  • Assistente de som: Guilherme Niches
  • Mixagem e masterização: Lucas Diaz
  • Animação: Júlia Fantoni
  • Animação secundária: Rafael Masson
  • Edição e fotografia: Rodrigo Duque Estrada e Renatho Costa
  • Câmaras adicionais: Rupa Kleyn e Rafael Masson

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -