Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Maio 25, 2022

Um homem, uma personalidade incrível…

Uma análise crítica sobre a vida e obra de Vítor Burity da Silva

Poucas são as vezes em que numa sociedade como a nossa, em que todos lutam para massacrarem o puder dos outros, ostentando títulos, baixarem a moral de quem nada tem para a vida, existirem pessoas de personalidades incríveis e diferente de muitos.

Deixei de acreditar que a partilha de conhecimentos e acima de tudo humildade, poderia um dia menos esperado fazer parte de uma personalidade impossível como a do Dr. Vítor Burity da Silva.

Escritores letrado não convivem com leigos.

Poderiam pessoas dotadas de muitos títulos, vindo de uma família já carregada de muitos conhecimentos intelectuais, sociais, vestir uma camisola que em dado momento se percebe que é comum à todos? Penso que não.

Como pessoa, deixa todos que com ele convive, confortáveis.

“O que levaria uma pessoa confiar o seu intelecto à alguém que mal conhece?” Gaspar, antes de escritor, precisas de compreender que sou humano. E penso que tu mereces uma oportunidade para cresceres.

Isso não existe nos dicionários de alguns Angolanos. As pessoas, quando são estrelas e intelectualmente avantajadas, fecham-se em copas.  O Dr. Vítor surpreendeu-me com a sua atitude e humildade.  

Excelente escritor, com uma linha própria de produção textual e de fácil compreensão. Tenho o privilégio de ler cada texto produzido por ele, quase todos os dias. Poucos são os escritores que, para além de escreverem para os seus leitores, saibam igualmente comunicar para o entendimento dos seus textos. Os escritores kotas, estão mais preocupados em serem famosos, lançarem os livros para a elite quando quem os lê e compram são os de baixa renda.

É uma pessoa de trato fácil, responsável, pai para os seus filhos e sempre preocupado com o bem estar familiar. Para os escritores da nova praça, considera-se difícil conciliar a família do trabalho, mas com o Dr. Vítor Burity da Silva, aprendemos todos os dias numa chamada telefónica nos tornar homens, pessoas, profissionais e produtos para a sociedade.

No meu primeiro dia de contacto, pensei que se tratasse apenas de alguém que tencionasse editar a sua obra numa editora com pernas curtas como a DF EDITORA. Uma editora quase sem história para abrilhantar um escritor como o Dr. Vítor. A sua calma deixou-me preocupado, mas com uma grande segurança devido ao à-vontade que possui o seu linguajar. A forma como fui tratado. A voz soava-me experiência e pensei…concentrar-me para  vender  os serviços da editora e angariar mais um cliente. Mas, longe de acreditar que estava a falar com uma pessoa que possui vários títulos, obras publicadas em Angola e no estrangeiro e com vários prémios. Depois de saber de tudo, vi uma oportunidade de aprender a ser mais responsável, conquistar a sua amizade, aprender a ser um verdadeiro come-livros, editor despido de preconceitos. Nunca duvidei da minha capacidade em me tornar uma referência naquilo que gosto e sei fazer, nunca duvidei dos meus objectivos de vida como profissional, mas quando conheci o MESTRE, descobri que mundo não para até onde vai a  minha imaginação. Descobri que posso ser como ele. Então prostrei-me perante aos meus pensamentos e pedi força e sabedoria a Deus para estarmos juntos e frente-a-frente um minuto, mas Deus concedeu-me uma eternidade.

Para além de escritor de mãos cheias e um grande mestre, é uma pessoa erudita, direcionada, realista, professor, humilde, conselheiro, pai, um ser humano que olha para os que não sabem e preocupa-se em dar oportunidades.


por Dr. Gaspar João, Director-Geral da DF Editores


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -