Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Uma gargalhada e uma frase

Hélder Costa
Hélder Costa
Actor, dramaturgo e encenador do Teatro A Barraca.

“Olha, hoje já nem precisamos de ir ao ginásio!”

“Olha, hoje já nem precisamos de ir ao ginásio!”, disse um dos torturadores e homicidas do Ucraniano nos serviços do SEF. É normal recordar outros exageros e abusos, como os que se passam na instrução militar, e com outros factos internacionais: o polícia assassino do Floyd, e a acção repressiva dos supremacistas instigados pelo facínora Trump.

Mas, na nossa Europa houve uma resposta na Alemanha. Com a ascensão nazi em eleições, Merkel percebeu que o problema era grave. E, por isso, investigou as suas forças militares e policiais. Descobriram centenas de soldados e polícias que pertenciam a esses grupos e expulsaram-nos.

Aqui é que está a questão fundamental: quais são os critérios de recrutamento para essas forças da “Ordem”? não se investigam hábitos, comportamentos, filiações partidárias? continua a velha história de se deixar destruir a democracia com total impunidade?


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -