Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Janeiro 21, 2022

Preso pirata do ar no Chipre. Acabou sequestro

Avião sequestrado na placa do aeroporto, Chipre
Avião sequestrado na placa do aeroporto, Chipre (DR)

Acabou o sequestro de um avião que seguia a rota Alexandria/Cairo. O aparelho fora desviado esta terça-feira por um homem com um cinturão que parecia carregado de explosivos, amarrado ao corpo. O avião seguiu em direcção ao Chipre, informou o Ministério de Aviação Civil do Egipto, onde se imobilizou na placa. Na primeira hora em terra o pirata do ar libertou a maioria dos passageiros.

O sequestrador, que as autoridades dizem ser Seif Eldin Mustafa, queria entregar uma carta à sua ex-mulher, segundo a agência chinesa de notícias, que citava fonte oficial do governo egípcio. A mesma fonte garante que o homem pediu também asilo político ao Chipre e exigia a libertação de prisioneiras políticas no Egipto. Está agora sob custódia das autoridades cipriotas.

A repórter Helena Smith, do jornal britânico  The Guardian, assegurava que o sequestro tinha motivos passionais e adiantava que a ex-mulher do sequestrador chegou ao aeroporto de Larnaca esta terça-feira de manhã. As autoridades esperaram que a antiga consorte desencorajasse o ex-marido de qualquer acto violento e aceitasse falar com o pirata do ar para ao retirar do avião. As autoridades cipriotas, porém, dizem que o motivo passional não deve ser o motivo central do sequestrador.

Já o ministro da Aviação Civil do Egipto disse em conferência de imprensa que o sequestrador pediu “a libertação de prisioneiros” no Cairo. O ministro questionou ainda o comportamento do piloto, uma vez que as autoridades desconfiam que não existe nenhum colete de explosivos vestido pelo pirata.

O Airbus A320, foi desviado de sua rota por volta de 8h30 (local) e pousou no Aeroporto de Larnaca, no Chipre, 20 minutos após o comandante Omar Yamal avisar a torre de controle cipriota.

VEJA A ROTA DO AVIÃO DESDE O EGIPTO ATÉ AO CHIPRE

O avião com o número de voo MS181 está em localizado numa área isolada e com vigilância policial. Pensou-se que o sequestrador era um cidadão egípcio chamado Ibrahim Samaha e sua mulher, cujo nome não foi divulgado, mas o veterinário já veio desmentir esta primeira suspeita, segundo a BBC.

Alegado sequestrador dentro do avião, no Chipre
Alegado sequestrador dentro do avião, no Chipre (DR)

Entre as nacionalidades dos passageiros estão oito britânicos e dez americanos. A polícia cipriota esteve em alerta geral e o ministro cipriota da Ordem Pública, Ionas Nikolaou, reuniu-se de emergência com as autoridades policiais e militares.

As autoridades cipriotas mantém fechado o Aeroporto de Larnaca e todos os voos foram desviados para outros aeroportos.

Piloto, co- piloto, comissário de bordo e agente de segurança permaneciam a bordo do avião, até que ao principio da tarde, de forma voluntária, pirara e sequestrados abandonaram o aparelho.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -