Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Volta a Portugal deste ano estica no percurso e encolhe na montanha

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Vai ser uma prova boa para os especialistas em contra-relógio, mas os trepadores terão poucas oportunidades de brilhar.

A edição de 2016 da Volta a Portugal começa no dia 27 de Julho em Oliveira de Azeméis e termina a 7 de Agosto em Lisboa. Tem uma única chegada em alta montanha, na Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Como novidades, realce para o regresso ao sul do país e à região Oeste, com a estreia da Nazaré no percurso e a passagem pela serra de Montejunto.

Volta a Portugal deste ano estica no percurso e encolhe na montanha
Volta a Portugal deste ano estica no percurso e encolhe na montanha

Outro motivo de interesse é o regresso à estrada das equipas do Sporting e do FC Porto. Ao todo são 18 formações presentes, que inscreveram 144 corredores. O vencedor dos últimos dois anos, Gustavo Veloso, aparece na lista de favoritos para conquistar o primeiro lugar na chegada à capital.

A Volta começa com um prólogo de 3,6 quilómetros, em Oliveira de Azeméis, para definir o primeiro camisola amarela desta edição. No dia seguinte, em Ovar, começa a primeira etapa, uma ligação de 167,4 quilómetros até ao centro de Braga, que vai ficar completa quando o pelotão cumprir um circuito final que passa duas vezes pelo Bom Jesus e pelo Sameiro.

A segunda etapa disputa-se entre Viana do Castelo e Fafe, a cruzar o Parque Natural da Peneda-Gerês, numa extensão de 160 quilómetros. A seguir a caravana entra em Trás-os-Montes para a terceira etapa, entre Montalegre e Macedo de Cavaleiros.

A quarta etapa tem lugar no primeiro domingo da prova, a 31 de Julho, a coincidir com a chegada à Senhora da Graça, depois de quase 192 quilómetros desde Bragança. Já em Agosto, a Volta regressa a Lamego para a partida da quinta etapa, que chega a Viseu após 153,2 quilómetros, a mais pequena etapa da edição deste ano.

No dia 2 de Agosto a prova tem o seu dia de descanso, para depois seguir até à serra da Estrela, na sexta etapa, com partida de Belmonte e chagada à Guarda. Este arranque da segunda metade da Volta com quase 174 quilómetros, passa pela Covilhã e pela subida às Penhas da Saúde até à Torre. Os corredores descem depois à Lagoa Comprida, seguindo por Seia, de onde voltam a escalar a serra pelo Sabugueiro.

Figueira de Castelo Rodrigo não surge no mapa da Volta há quase 20 anos, desde 1997, mas no dia 4 de Agosto regressa para dar a partida da sétima etapa, onde começa a ligação de 182 quilómetros até Castelo Branco. Os pontos de partida e chegada da oitava etapa, Nazaré e Arruda dos Vinhos, são uma novidade nos quase 90 anos de competição, uma vez que nunca integraram o percurso. O pelotão, na antepenúltima etapa, a mais longa desta edição, vai percorrer 208,5 quilómetros na região Oeste até Arruda dos Vinhos.

No sábado, 6 de Agosto, a prova regressa finalmente às estradas alentejanas, arredadas há muito tempo da prova. A partida da nona etapa será em Alcácer do Sal e terá passagens por Montemor-o-Novo e Vendas Novas. Após 187,5 quilómetros este dia estará concluído em Setúbal.

Ficam a faltar os 32 quilómetros do contra-relógio final da 10ª etapa para ficar definido o vencedor da 78ª Volta a Portugal. A luta contra o cronómetro terá início em Vila Franca de Xira e vai levar os corredores até à Praça do Comércio, em Lisboa.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -