Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Outubro 27, 2021

15 dias

Hélder Costa
Actor, dramaturgo e encenador do Teatro A Barraca.

Sim, 15 dias foi o tempo que o Hitler demorou a criar o 1º campo de concentração. Tinha jurado solenemente ao presidente Hidenburg que nunca utilizaria força ou violência se lhe desse o poder. Foi uma razia… deputados comunistas e socialistas, católicos, limpeza das instituições públicas, e tudo o que se seguiu (e que, curiosamente, muitos esquecem).

Em Auschwitz, as letras Arbeit macht Frei, O trabalho liberta, e assim com milhares e depois milhões de homens e mulheres reduzidos à escravatura, se criou o célebre milagre Económico Alemão!

A manipulação das massas seguiu o caminho do costume, a mentira, a coacção, a força, o recrutamento de fanáticos e a adesão benévola de cobardes, repteis e videirinhos.

Olho para o declínio cívico e humanista dos nossos tempos e penso na facilidade com que reaparece a Fénix Nazi… que pena que o Homem, o capital mais importante da Natureza, seja tão frágil de convicções. E tão cego, atirando-se para abismos irrecuperáveis.

Holocaust Museum


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -