Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Junho 24, 2021

1936, o Ano da Morte de Ricardo Reis, n’ A Barraca

1936, o Ano da Morte de Ricardo Reis a partir do romance de José Saramago, um espectáculo de Hélder Mateus da Costa

Poderá ver e rever a grande obra de José Saramago recriada por Hélder Mateus da Costa, nos próximos dias 3, 4 e 5 de Julho.

José Saramago, Prémio Nobel da Literatura

O Encontro inquieto do defunto Fernando Pessoa com o único heterónimo que lhe sobreviveu, em que crescem na Europa todos os fascismos. Um jogo assombroso entre o real e o fantástico.

Espectáculo de Hélder Mateus da Costa, a partir do romance de José Saramago.

Os protagonistas são Ricardo Reis o heterónimo clássico de Pessoa, Lídia a criada de hotel, Marcenda  a ingénua romântica  e Fernando Pessoa.

Pessoa – surge como um defunto livre, com humor surpreendente, ingénuo, infantil. Brincalhão, imita fantasmas, pássaros agressivos, perturba o sono de Ricardo, comemora com ele a célebre foto “Em flagrante delitro”.

E tem dúvidas sobre o seu velho sonho… Conseguirei ser um Camões da modernidade, nos novos tempos? E toda a sua obra, para quê? Fernando e Ricardo discorrem sobre Portugal e decidem sair dali… sentam-se numa mala de viagem, batel num mar encapelado, evocando a sina do português errante na sua mala de cartão, partilhando uma sugestão da Jangada de Pedra.

No final o espetáculo homenageia José Saramago com os actores do grupo em respeitosa fila pedindo-lhe autógrafos para O Ano da Morte de Ricardo Reis, e fazendo uma citação do Memorial do Convento, através da projeção da Passarola de Bartolomeu de Gusmão que cita a grande obra Memorial de Convento.

Informação adicional

Data e hora:

  • 3, sexta-feira às 21h30
  • 4, sábado às 17h00 e às 21h30
  • 5, domingo às 17h00

Reservas: Podem ser feitas pelos:

Informação importante:

  • Para cumprimento das regras de distanciamento físico, a lotação da sala é reduzida e com lugares marcados.
  • Em cumprimento da legislação em vigor, obrigatório o uso de máscara

 


Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 20%, em dois bilhetes para o espectáculo.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anteriorPindorama…
Próximo artigoVida de pobre é…
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos