Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Abril 28, 2024

Das boas leituras estivais que fiz

José Carlos S. de Almeida
José Carlos S. de Almeida
Professor de Filosofia do ensino secundário. Licenciado em Filosofia e em Direito.

deriva-no-mar-mediterraneo

Eu, em férias, sou um adepto fervoroso das esplanadas. Vou à praia, mas paro na primeira esplanada que me acene com uma cerveja gelada. Depois, desobstruído o caminho, vem o livro.

Porém, a leitura na praia, apesar do grande prazer que proporciona, arrasta também alguns inconvenientes: o vento e a areia, além de que a leveza que então procuramos, reclama pequenos livrinhos. Obviamente, estamos a referir-nos à dimensão do livro, que se deve acomodar à toalha que segue enrolada.

Em Agosto, tentámos reduzir ao mínimo as coisas que carregámos: em vez das calças vestimos calções, a t-shirt substitui a camisa, em vez da carteira, uma nota de cinco euros enroladinha, em vez dos documentos, apenas o porta-chaves, em vez dos dossiês uma revista, nada de farnéis mas antes uma pecinha de fruta e em vez do jornal de referência, optámos por um jornal desportivo ou mesmo o folheto do pingo doce.

No verão, reduzimo-nos à nossa dimensão mais elementar, o eu despido de todos os formalismos e conveniências sociais. A leitura estival deve acompanhar esta dinâmica: em vez dum livro, optemos por um livrinho. Por dois livrinhos, em bom rigor.

Contudo, um livrinho, pode esconder uma grande obra. Um livrinho pode ser o resultado e o pretexto duma oportuna reflexão. É por isso que para este verão fiz-me acompanhar por dois excelentes ensaios de Slavoj Zizek, editados pela Objectiva. Tratou-se de A Europa à Deriva e O Islão é Charlie?

Slavoj Zizek

Comecemos pelo autor: o filósofo esloveno Slavoj Zizek, nascido em 1949, adepto de Marx e da psicanálise lacaniana, é aquilo que poderíamos designar como um filósofo fracturante. Não só pelas questões que são objecto da sua reflexão, mas também pelo modo como as perspectiva. Não é sem razão que os seus críticos o consideram um filósofo perigoso, provocante e provocador, obsceno, um observador contra-intuitivo.

europa-derivaOra, quanto aos temas abordados nos livros que vos proponho agora, é por demais evidente que se trata de questões que mantêm uma actualidade. A todo o momento, os terroristas radicais do Estado Islâmico vão manifestando a sua existência, bem como, a todo o momento, a Europa, esta Europa do Sr. Juncker e da Sra. Merkel, revela o seu desnorte, a sua falta de rumo. Por isso, estas leituras estivais acabam por continuar a ser plenamente actuais. Infelizmente actuais. Até porque Zizek coloca essa falta de orientação da Europa perante duas situações concretas: o terrorismo e a crise dos refugiados.

Além disso, se, como queria Hegel, o dia do filósofo deve começar com a leitura do jornal, então isso quer dizer que a tarefa de pensar deve-se exercer em cima do acontecimento. E não como vulgarmente se entende, que “não se deve pensar a quente” ou “se deve deixar assentar a poeira do caminho”. Não, talvez seja importante inverter a equação. Refletir em cima do acontecimento, eis o verdadeiro desafio para a tarefa do pensar.

Zizek, talvez o filósofo mais militante da actualidade, é claro: ao contrário dos “adeptos da filosofia barata”, o mais difícil de conjugar é precisamente o calor do momento e o acto de pensar.

A tarefa verdadeiramente corajosa para o pensar é fazê-lo sobre as brasas do acontecimento e não esperar que o tempo faça arrefecer as chamas que nos consomem.

É por isso que estes dois livros de Zizek lançados entre nós pela Editora Objectiva do grupo editorial Penguin Random House são precisamente o exemplo desse pensar que se exerce sobre a actualidade, na plena vertigem dos acontecimentos, perante a urgência de compreender o que nos está a acontecer sem as leituras indignadas e/ou moralistas que se resumem a um estado de almas pardas.

islao-charliePor isso Zizek sublinha que pensar significa ir além do pathos da solidariedade universal que explodiu nos dias imediatamente a seguir ao ocorrido nas instalações do jornal Charlie Hebdo.

Assim, o pensar filosófico ganha corpo nessa tensão permanente entre um exercício no calor dos acontecimentos e o ir além da paixão desses dias escaldantes, na procura dum distanciamento crítico, que não é o ganhar uma distância, mas tão-só não embarcar no coro das virgens ofendidas que subitamente uniram e unem esquerda e direita.

O que Zizek nos vem advertir é que, apesar duma actividade que se classifica como oriunda dos fundamentalistas muçulmanos e da sua expressão extrema que é o Daesh, não se pode perder de vista a dimensão ideológica desta luta. Isto é, por detrás do discurso religioso e das sua declarações, em nenhum momento podemos esquecer as motivações de ordem ideológica e o seu conteúdo de classe. É que não é por se afirmar que se vive no céu ou para o céu que se deixa de ter os pés e as mãos bem mergulhados na terra, nesta terra.

Assistir ao discorrer do pensamento de Zizek é também gratificante. Veja-se, por exemplo, quando a propósito ainda dos ataques às instalações do Charlie Hebdo, Zizek vem-nos recordar do óbvio esquecido: é que é frágil a crença de um muçulmano quando este se ente ameaçado “por uma caricatura idiota publicada num jornal semanal satírico”. Ou então, ao considerar como a necessidade de manter as mulheres tapadas tal pressupõe um universo extremamente sexualizado pois o simples facto de um homem se cruzar com uma mulher é, para ele, uma provocação a que é impossível resistir!

Por outro lado, em relação a esta Europa à deriva, Zizek vem chamar a atenção para o facto de que a actual crise dos refugiados constitui-se como uma possível oportunidade para a Europa se redefenir para lá dos pólos que nela se opõem: o neoliberalismo anglo-saxão e o capitalismo autoritário de valores asiáticos.

O que pressupõe a divisão que se instalou no debate europeu: entre aceitar a «modernização», adaptar-se à nova ordem global ou salvar o máximo possível do Estado social que estava nos pressupostos dos seus pais fundadores. O que não significa que uma das alternativas se coloque do lado do progresso enquanto a outra esteja condenada ao retrocesso e ao insucesso.

O que coloca a Europa à deriva é não perceber os pólos desta contradição. E onde está a contradição, está também a sua superação. Hegel, sempre ele, dixit!

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -