Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Maio 23, 2022

A “Guerra de Informação” continua a ser um mistério para os políticos

Pequenas conversas e alguns encontros casuais, nestes dias de regresso de férias e já de início de campanha eleitoral, mostram-nos que quase toda a classe política reinante continua a ignorar tudo da “guerra de informação”.

E, claro, a não perceber a sua lógica. Nem o que é ou não é importante na “guerra de informação”.

Para estes protagonistas e decisores políticos é “importante” aquilo que, na sua cabeça, eles considerarem importante. E só isso… Ora, num afrontamento de “guerra de informação”, acontece, frequentemente, que o “importante” (por vezes, mesmo, o decisivo) é algo em que os políticos não vêem qualquer importância. E quando a descobrem já é tarde para recuperar ou até já estão politicamente mortos…

Esta arrogância de “pensar” que são eles (e apenas eles) que definem a importância de algo torna-os mais vulneráveis e desprotegidos. Esta impensada arrogância reforça a assimetria de conhecimento e de manobra com que a “guerra de informação” joga e, portanto, facilita o trabalho dos “information warriors” (que nem sequer têm de lhes agradecer as facilidades concedidas). No fim, resta-lhes queixar-se da má sorte, das injustiças do mundo e (está na moda…) das ‘fake news’. Nem lhes passa pela cabeça queixar-se da sua patética arrogância…


Mr. Soriano, um ‘information warrior’ de que não existe, ao alcance dos media, nem uma única foto…


Exclusivo Tornado / IntelNomics


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -