Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Setembro 10, 2024

Donbass: Drama no coração da Europa

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

A ‘Conflits’ aproveitou o verão para mostrar o drama do Donbass, “no coração da Europa”, numa entrevista com Nikola Mirkovic, presidente da l’association Ouest-Est, que ajuda as vítimas da guerra no Donbass. Um ponto de vista informado e raro, o de Mirkovic. E isto bastaria para o tornar muito interessante mas há, além disso, muito mais… A começar pela grelha de leitura adoptada e pelo lugar assumido pelo observador. E, como se sabe, “the place matters”…

Como introdução, a ‘Conflits’ estabelece o quadro:

La guerre au Donbass dure depuis 2014 et a déjà fait des dizaines de milliers de victimes. Comme en Yougoslavie, l’Union européenne se révèle incapable de rétablir la paix sur son continent, dans des villes qui ont pourtant accueilli l’Euro de football en 2012. Washington et Moscou se partagent le leadership de l’Ukraine, reléguant les Européens au second plan, alors même qu’ils sont signataires des accords de Minsk II. Point d’étape sur la situation actuelle au Donbass où la paix semble bien loin d’advenir.”

Com sapatinhos de lã e embrulhado no barulho das luzes e dos estouros, o tema continentalista da “Eurásia” está de volta… E, com ele, o novelo de problemas e conflitos da sua questão central, a de saber onde ficará o centro do império continental euroasiático. Ou, dito de outro modo, a quem pertencerá a sua hegemonia.


Une dame nettoie sa maison détruite après les bombardements. Mariinka, 14 juin 2019 (c) Sipa 00914015_000017

Donbass : drame au cœur de l’Europe



Exclusivo Tornado / IntelNomics


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -