As candidaturas estão abertas, a estudantes de design, designers, arquitectos, empresas e ateliers de qualquer nacionalidade até, até 28 de Fevereiro de 2017. As categorias a concurso são duas, “Prémio Académico” e “Prémio Profissional”.
O objectivo do LARUS AWARD é:
- Premiar o mérito de novos autores;
- Valorizar trabalhos com um impacto social e económico positivo no urbanismo das cidades e na qualidade de vida dos cidadãos;
- Promover o conhecimento, a qualidade, a originalidade e a inovação do Design Urbano
O júri é presidido pelo designer e professor universitário Francisco Providência, vencedor do Prémio Nacional de Design (1999).
Os vencedores serão galardoados com um Troféu de Excelência desenhado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, e terão a oportunidade de expor os seus trabalhos na Bienal Ibero-Americana de Design.
Para Pedro Martins Pereira, fundador da empresa, este prémio ambiciona “responder aos difíceis e surpreendentes desafios que se colocam actualmente às empresas. Num mundo que se vai tornando extremamente competitivo, solicita-se ao Design que dê resposta às necessidades do mercado, auxiliando igualmente o aparelho produtivo. É nesse sentido que promovemos uma adequada utilização do Design, ferramenta determinante na pesquisa e no desenvolvimento, procurando soluções para as necessidades humanas, respeitando a economia de recursos e a identidade das gerações e das culturas, adequando os produtos às disponibilidades produtivas, ou sugerindo novas utilizações de materiais e de equipamentos produtivos.”
A Larus organizará um ‘roadshow’, no início de 2017, para a promoção do prémio e apresentação de alguns dos equipamentos da marca premiados internacionalmente nos Emirados Árabes Unidos, em Espanha, Marrocos.