Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Julho 5, 2022

Abril no TCSB: Teatro Griot apresenta em Coimbra peça sobre o racismo

“Posso Saltar do Meio da Escuridão e Morder”, pelo Teatro Griot, com encenação de Rogério de Carvalho, é a primeira proposta do mês de Abril no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.

As oficinas de teatro e ilustração nas férias da Páscoa são outros dos destaques do mês no espaço programado pel’A Escola da Noite.

Inaugurando um novo trimestre, os Sábados para a Infância arrancam com a apresentação do livro “O Pequeno País dos Frutos”, de João Pedro Mésseder e Paul Hardman, que inclui uma oficina dirigida pelo ilustrador inglês.

Posso saltar do meio da escuridão e morder

O mais recente espectáculo do Teatro Griot, encenado por Rogério de Carvalho, aborda os temas da sujeição, da ausência de liberdade, do racismo e da escravatura. Zia Soares, Daniel Martinho e Gio Lourenço dão corpo e voz à história de uma mulher negra, escravizada, para quem a “insubmissão surge como a única possibilidade de sobrevivência”.

Com selecção e montagem de texto colectiva, desenho de som de Chullage e desenho de luz de Jorge Ribeiro, “Posso Saltar do Meio da Escuridão e Morder” estreou em Novembro de 2018 no Festival Mindelact, em Cabo-Verde, e foi apresentado em Lisboa, no Teatro do Bairro, e na Amadora. Chega agora a Coimbra, ao TCSB, onde será apresentado em duas sessões, nos dias 4 e 5 de Abril (quinta e sexta-feira), às 21h30.

O Teatro Griot, que em 2017 aqui apresentou “Faz escuro nos olhos”, também dirigido por Rogério de Carvalho, define-se como “companhia que se dedica à exploração de temáticas relevantes para a construção e problematização da emergente identidade europeia contemporânea e intercultural, e do seu reflexo no discurso e na estética teatral”.

Oficinas nas férias da Páscoa e sábados para a infância

Em mês de férias lectivas, A Escola da Noite volta a propor uma semana especial para as crianças da cidade. Entre 15 e 20 de Abril, imediatamente antes da Páscoa, Ricardo Kalash e Ana Biscaia, respectivamente, dirigem as oficinas de teatro e ilustração, para crianças entre os 6 e os 12 anos. Com uma lotação mais pequena, a oficina de Ana Biscaia está já esgotada. Mas há ainda algumas vagas para a oficina de teatro, cuja inscrição custa 50 Euros.

O segundo trimestre do ano dos Sábados para a Infância tem início a 6 de Abril, com a apresentação do livro “O Pequeno País dos Frutos”, de João Pedro Mésseder e Paul Hardman. Para além da apresentação propriamente dita, a cargo dos dois autores, o programa inclui uma oficina de ilustração dirigida por Paul Hardman. “Flores de Livro”, com Cláudia Sousa, a apresentação dos resultados das oficinas nas férias da Páscoa e o regresso de “Tempo”, de Vânia Couto, são as propostas para os restantes sábados do mês.


Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 50%, em dois bilhetes para cada um destes nos espectáculos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Os políticos

Titãs cantam: “Comida”

Além Tejo (1)

- Publicidade -