Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 24, 2024

AGENDA: De Norte a Sul…

davidfonsecaDavid Fonseca sobre rodas pelo País

O cantautor David Fonseca vai promover de uma forma invulgar o seu mais recente disco, “Futuro Eu”, com pequenos concertos em dez cidades portuguesas, em cinco dias consecutivos, sobre rodas. Em parceria com uma rádio nacional, o ex-Silence 4 aposta numa forma original e com surpresas reservadas para chegar ao público por forma a divulgar as canções do álbum, sem esquecer os seus maiores sucessos. O formato consiste num concerto para cinco ouvintes que acertem num passatempo, divulgado diariamente. Dia 23 de Novembro, estará em Beja e Setúbal, dia 24 em Évora e Lisboa, dia 25 em Torres Novas e Castelo Branco, dia 26 em Viseu e Braga e termina dia 27 no Porto e em Leiria. Os locais exactos serão divulgados através das redes sociais.

 

cafeculturalBenavente: Café Cultural

Dia 25 de Novembro, às 21h, no Cine-Teatro de Benavente, decorre mais um “Café Cultural – Entre o Sabor e A Arte”, desta vez com a participação do Grupo de Jograis da USB, das poetistas Eugénia Edviges e Piedade Salvador e participação especial da Sociedade Filarmónica Benaventense. Um evento onde se misturam o convívio, a poesia e a música, aberto a todo o público.

 

rainhasCoimbra: As Rainhas Magas de regresso aos palcos

O Teatrão vai repôr a peça “As Três Rainhas Magas”, estreado em 2006, que estará em cena de 26 de Novembro a 9 de Janeiro. Trata-se de uma peça de toda a família, a partir do texto de Renata Pallottini com adaptação de Jorge Louraço Figueira e direcção de Isabel Craveiro. A renovação da história parte de vontade de aproximar o espectáculo do imaginário infantil e das estórias dos dias de hoje. Assim, os Reis Magos (e as Rainhas) vestem uma capa de super-heróis e são homens e mulheres com uma missão especial. A multiculturalidade estará também mais presente, assinalando os diferentes cantos do mundo de onde cada um vai partir. As mulheres continuarão a ser as figuras principais do espectáculo, e é delas a capacidade de inventar e criar soluções para os problemas que a viagem vai fazer surgir. O espectáculo reserva muitas surpresas e momentos musicais para animar toda a família. A mensagem final é de esperança e de optimismo, tendo sempre como pano de fundo o nascimento de um menino Salvador. A peça está em cena de segunda a sexta às 10h30 e 14h30 (para grupos organizados) e aos sábados às 15h e 18h (para o público em geral).

 

jorgeFigueira da Foz: Jorge Palma & Sérgio Godinho “Juntos”

Os dois músicos Jorge Palma e Sérgio Godinho apresentam, dia 26 de Novembro, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, o espectáculo conjunto “Juntos”. Este é um concerto invulgar em que os dois músicos vão partilhar com o público quatro décadas da banda sonora das nossas vidas. Além deste concerto na Figueira da Foz, a dupla irá actuar no dia seguinte, 27 de Novembro, na Casa das Artes, em Famalicão. Ambos os concertos têm hora marcada para as 21h30.

 

naohanatalOdivelas: Não há Natal

De 26 de Novembro a 24 de Janeiro de 2016, o Centro de Exposições de Odivelas apresenta a mostra “Não Há Natal”, de Rodolfo Bispo, uma instalação feita de desenhos em tinta-da-china ou tinta acrílica preta sobre sacos de papel pendurados de forma a cobrir totalmente as paredes do espaço. O artista diz pretender abordar o consumo moderno na sua criação artística. Qualquer assunto pode ser abordado nesta instalação, que explora o humor na forma de comentários escritos.

 

Marinha Grande: Artesanato e gastronomia marinhagrande

Entre 27 de Novembro e 6 de Dezembro realiza-se a 26ª Feira de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande, evento que decorrerá nos Pavilhões 1 e 2 do Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande. Entre tasquinhas, restaurantes e stands de artesanato, a Feira conta ainda com momentos musicais. Dia 27 actuam às 21h David Antunes & The Midnight Band, com Simone de Oliveira como convidada. No dia seguinte, actuam às 17h o Rancho Folclórico da Redinha Pombal e seguem-se às 18h o Rancho Folclórico de Picassinos da Marinha Grande. Às 22h sobem ao palco Augusto Canário e Amigos. Dia 29, o Hip Hop mostra o seu ritmo no Sport Império Marinhense e no Motor Clube Monte Redondo. Às 17h actua Avô Cantigas e às 22h é a vez da banda Maxi. A 1 de Dezembro, é noite de fados com Carmen Dolores, Silvina Pereira, Tó Pereira e António Filipe, acompanhados à guitarra portuguesa por Joaquim Rocha e à viola por Gilberto Silva. A 2 de Dezembro, actua o Carlos Vicente Trio e a 3 de Dezembro Nuno da Câmara Pereira. A 4 de Dezembro é a vez dos UHF e dia 5 a animação começa com uma aula de zumba às 16h com Filipa Carvalho e Belinha, seguindo-se Emanuel às 22h. Dia 6 de Dezembro, às 16h ocorre a Marcha Popular de Casal Galego e actuam os Idosos da Associação de Casal Galego. Segue-se o Teatro no Sport Império Marinhense, a actuação de Big Band da Marinha Grande e as festividades terminam com a actuação da Orquestra Amieirinha.

 

museuSetúbal: Homenagem a Giacometti

Dia 27 de Novembro às 21h realiza-se, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, um evento que marca os 25 anos do falecimento do etnólogo corso que mais contribuiu para o estudo da música popular portuguesa. O evento inclui uma palestra do escritor Modesto Navarro, uma projecção em vídeo e um momento de cante alentejano. O espaço, antes conhecido por Museu do Trabalho de Setúbal, fundado em 1987, possui a colecção etnográfica recolhida pelos estudantes do Serviço Cívico Estudantil coordenados por Michel Giacometti em 1975.

luzio

Alcácer do Sal: Concerto de guitarra portuguesa

O guitarrista João Luzio apresenta-se dia 27 de Novembro, pelas 21h30, na Igreja de Nossa Senhora de Aracoelli, Castelo de Alcácer do Sal, para um concerto onde contará com Rafael Chiotti (guitarra clássica) e Miguel Menezes, no contrabaixo. O guitarrista conta já com três álbuns em nome próprio, sendo que o mais recente é “Raízes & Introspecção”.

 

FestaCinemaFrancSeixal: Festa do Cinema Francês

Dias 27 e 28 de Novembro, os filmes das terras de França “invade” o Seixal a propósito da 16ª Festa do Cinema Francês. O Auditório do Fórum Cultural do Seixal acolherá a iniciativa, que tem o seguinte calendário: dia 27 de Novembro, às 14h30, é exibido o filme “Il Était Une Forêt”, de Luc Jaquet, nomeado para o prémio César de Melhor Documentário em 2014. *as 21h30, é a vez de “La Prochaine Fois Je Viserai Le Coeur”, de Cédric Anger, um filme sobre um agente da polícia que ataca mulheres jovens. Dia 28 de Novembro, às 16h, é a vez de “Spartacus et Cassandra”, de Ioanis Nuguet, que conta a história de duas crianças romenas, adoptadas por uma jovem trapezista, que estão divididas entre um futuro melhor e os pais que continuam a viver na rua. O certame é organizado pelo Institut Français du Portugal, pela Embaixada de França e pela Rede das Alliances Françaises, com o objectivo de divulgar os trabalhos dos realizadores franceses em terras lusas. O Seixal é uma das 18 cidades abrangidas pelo certame deste ano.

 

Maia: “Uma Guitarra com Gente Dentro”Uma Guitarra

O Grande Auditório do Fórum da Maia recebe, no próximo dia 27 de Novembro, pelas 21h30, o espectáculo “Uma Guitarra com Gente Dentro”. Este é um projecto acústico de tributo a Carlos Paredes e foi fundado em 2011 por Mauro Passos, músico multi-instrumentalista e compositor com mais de 20 anos de carreira. Neste concerto serão apresentadas as melhores obras de Carlos Paredes, interpretadas não só por Mauro Passos mas também pelo baixista Nuno Pacheco, para celebrar os 90 anos do mestre da guitarra portuguesa. Os bilhetes estão à venda no Fórum da Maia, na Biblioteca Municipal da Maia e no Maia Welcome Center por apenas 5€.

 

carminhoLisboa: Carminho ao vivo

A fadista Carminho actua no Campo Pequeno dia 27 de Novembro. A promover o seu mais recente álbum, “Canto”, Carminho actua pela primeira vez em nome próprio neste palco. A fadista, com três álbuns editados e conhecida pelo dueto com o cantor espanhol Pablo Alborán na canção “Perdoname”, também já trabalhou com nomes consagrados da música brasileira como Milton Nascimento e Caetano Veloso.

 

feiralivroGrândola: Feira do Livro

De 27 de Novembro a 8 de Dezembro, Grândola recebe mais uma edição da Feira do Livro. Do programa da Feira do Livro, destacam-se os seguintes eventos: a 29 de Novembro, “Afinal O Íbis…”, espectáculo para bebés com Cristina Paiva, música de Joaquim Coelho e imagem de Mafalda Milhões e poesia de Fernando Pessoa. A 2 de Dezembro, é apresentado o livro “A Ilha dos Diabretes” por Cristina Cunha Cardoso na Escola Básica D. Jorge de Lencastre. A 4 de Dezembro, no Cine Granadeiro, dá-se a performance poética e musical “Camões é um Poeta Rap”, por Luís Amaro. A 5 de Dezembro, a conferência “Política a Páginas Tantas” leva à feira os autores Fernando Esteves (que vai apresentar “Cercado – Os Dias Fatais de José Sócrates”), Filipe Santos Costa e Liliana Valente (para falarem da obra “O Independente – A Máquina de Triturar Políticos”) e Vítor Matos (autor de “Predadores – Tudo o Que Os Políticos Fazem Para Conquistar o Poder”). Dia 8 de Dezembro, sobe à cena na Bilioteca Municipal “O Gigante Egoísta”, teatro de lanterna máginca, adaptação de história homónima de Óscar Wilde para o Teatro de Sombras. O ciclo Cinema e Literatura da Feira no Cine Granadeiro abre a 28 de Novembro com a exibição do filme “Madame Bovary”, de Sophie Barthes, às 17h, seguindo-se dia 3 de Dezembro “A Humilhação” de Barry Levinson às 21h e a 8 de Dezembro “Cidades de Papel” de Jake Schreler às 17h. Em paralelo, decorre a exposição “Nós, os de Orpheu”, que decorrerá durante toda a feira e assinala o centenário do lançamento da importante revista que marcou as artes e a literatura em Portugal. Na Biblioteca Municipal de Grândola.

 

chainhoAlcobaça: António Chainho em concerto

O intéprete de guitarra portuguesa António Chainho apresenta-se dia 28 de Novembro, às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro, para um concerto de celebração de 50 anos de carreira e para apresentar o mais recente disco, “Cumplicidades”, com participações de Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Paulo de Carvalho, Sara Tavares, Hélder Moutinho e o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, apenas para citar alguns nomes. Neste concerto, o guitarrista conta com a participação de Filipa Pais, cantora que tem trabalhado com Vitorino e Janita Salomé.

 

 

Santa Maria da Feira: Ana Bola “Sem Filtro”anabola

O CineTeatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, vai acolher, no próximo dia 28 de Novembro, o espectáculo “Sem Filtro” de Ana Bola. Esta é uma perspectiva inédita sobre a evolução da carreira artística sob a forma de monólogo que aborda a falta de respeito pela arte actual. O espectáculo tem hora marcada para 22h e os bilhetes estão à venda com preços que variam entre os 5€ aos 8€.

 

gisela

Viana do Castelo: Gisela João

Gisela João vai subir ao palco do Centro Cultural de Viana do Castelo no próximo dia 28 de Novembro, pelas 22h. Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais pelo preço de 10 euros.

 

Amares: “Sombras Sonâmbulas” de Fabíola Lopessombras

A Biblioteca Municipal de Amares vai acolher, dia 28 de Novembro, pelas 21h30, a apresentação do livro “Sombras Sonâmbulas” de Fabíola Lopes, uma edição de autor que desvenda três contos sobre a despedida da infância, dedicado a todas as mulheres cuja meninice foi roubada. A apresentação contará também com um momento musical pelo Trio 5ª Corda.

 

zachariasPorto: Christian Zacharias na Casa da Música

Sob o mote da iniciativa Ciclo Piano EDP, a Casa da Música, no Porto, recebe, no próximo dia 28 de Novembro, pelas 18h, na Sala Suggia, o pianista e maestro alemão Christian Zacharias. Dono de uma extensão discografia de referência, onde se destaca o álbum dedicado a Scarlatti, Zacharias irá actuar pela primeira vez na Casa da Música apresentando obras predilectas do seu vasto repertório. Os bilhetes para o concerto custam 22€ sendo que há a possibilidade de um jantar antes do concerto pelo preço de 37€.

 

Maia: “Alma Coimbra” no Fórum da MaiaAlma Coimbra

Os antigos alunos da Universidade de Coimbra, hoje dispersos pelo país, voltam a encontrar-se em palco no próximo dia 28 de Novembro, para um espectáculo de cultura portuguesa. O concerto “Alma Coimbra” está agendado para 21h30, no Grande Auditório do Fórum da Maia e os bilhetes custam 7,50€.

 

ritaMiranda do Corvo: Rita Redshoes apresenta “Life is a second of love”

Rita Redshoes vai apresentar, no próximo dia 28 de Novembro, pelas 21h30, na Casa das Artes em Miranda do Corvo, o seu terceiro trabalho de originais, “Life is a second love”. Este concerto revela a música portuguesa num registo mais próximo e intimista onde não faltarão temas de sucesso de álbuns anteriores. A entrada custa 7€.

 

Odivelas: Lançamento literárioLayout 1

A Biblioteca Municipal Dom Diniz recebe, dia 28 de Novembro às 15h, o lançamento do livro “As Promessas”, de Conceição Canhoto. Trata-se de um romance passado no início do séc. XX em pleno Alentejo, e que narra a história de amor nascida em duas famílias pobres da região. A obra será apresentada por António Joaquim Piçarra.

 

Almada: Homenagem ao cante alentejano

cantePerto do primeiro aniversário do reconhecimento do cante alentejano como Património da Humanidade pela UNESCO, a Academia Incrível Almadense promove, dia 28 de Novembro, uma homenagem, que se inicia pelas 09h30 com um colóquio sobre o cante, onde será abordada a perspectiva antropológica das origens e história do cante, bem como Almada como destino da diáspora alentejana e os projectos para o futuro no que respeita ao reconhecimento e salvaguarda do cante alentejano. À noite, pelas 21h30, um espectáculo conta com a actuação da Associação Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó, o Grupo Coral Feminino Recordar a Mocidade do CIRL, a Associação das Cantadeiras de Essência Alentejana, Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, a Associação de Cante Alentejano Os Ganhões de Castro Verde, o Grupo Coral Feminino Madrigal de Vila Nova de São Bento e o Grupo Coral Os Moços de Aldêa.

cao

Marinha Grande: Lançamento Literário

A 28 de Novembro, às 15h30, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, é apresentado o livro infantil “Isaac – O Cão Gato”, de Cristina Gomes e Ondina Santos, com ilustração de Pedro Burin, sobre a história de um cão com gestos e atitudes de gato.

 

bomboLisboa: O bombo em congresso

A Aula Magna lisboeta recebe, dias 28 e 29 de Novembro, o primeiro Congresso Internacional de Percussão Tradicional do Bombo, com três painéis que pretendem explorar a dimensão artística e cultural, educativa, pedagógica e económica em torno deste instrumento, com destaque para o aparecimento e crescimento de grupos e orquestras de percussão criados um pouco por todo o País. A organização está a cargo da Câmara Municipal do Seixal e do projecto Tocá Rufar.

 

Almada: Exposiçãopapel

A propósito do filme “Papel de Natal”, a Câmara Municipal de Almada e a Produtora Filmes da Praça inauguraram dia 21 de Novembro a exposição com o mesmo nome no Museu da Cidade, na Cova da Piedade. Trata-se da mostra dos segredos, bastidores, cenários e personagens do filme, da autoria de José Miguel Ribeiro, que combina animação com imagens reais rodadas em Almada, que vai ser estreado em televisão dia 25 de Dezembro. Conta a história de Dodu, um destemido boneco de cartão, e de Camila, uma menina de 8 anos, que enfrentam o “Monstro Desperdício”, reciclando o papel dos presentes de Natal e salvando as florestas do mundo.

 

Coimbra: Anozero com propostas culturaisanozero

A propósito da Bienal de Arte Contemporânea em Coimbra, Julião Sarmento apresenta “shadow pieces on Body frames”, exposição individual onde a presença do corpo é analisada na sua transição para a imaterialidade da imagem entre o que oculta e a ocultação que dá visibilidade. Estará patente ao público até dia 29 de Dezembro no Círculo Sereia, na Casa Municipal da Cultura. Também Dalila Gonçalves, Jorge Santos e Teresa Braula Reis propõem “Notas Sobre a Construção do Tempo”, uma exposição colectiva que reflecte sobre os conceitos de tempo e espaço, construção e destruição, passado e futuro, efemeridade e imperecível. A mostra estará aberta ao público até 29 de Novembro no Círculo Sede da Casa Municipal da Cultura. Até 29 de Novembro está também patente ao público no Círculo Sede da Casa Municipal da Cultura a exposição colectiva “Energia Psíquica”, uma mostra de vídeo-instalações de três artistas espanhóis: Daniel Silvo, Javier Velázquez Cabrero e Juan Zamora. Os artistas reflectem sobre a arte e a vida, numa espécie de cruzamento a partir do qual a condição imprevisível da existência passa a dar o mote.

 

Setúbal: Cerâmica em destaqueazul

O Moinho de Maré da Mourisca, no Faralhão, em Setúbal, apresenta “À Volta do Azul”, uma exposição de peças de cerâmica de autor, da marca Maria Pó. As obras são do pintor polaco Jacek Piatkiewicz e da ceramista lusa Elsa Rodrigues, autores da marca, que mostram as suas obras nesta exposição patente ao público até 2 de Janeiro de 2016, de terça a domingo das 10h às 18h.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -